CNA debate modernização do Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR)
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu uma live, na quinta (3), sobre o tema “Modernização do Sistema Nacional de Cadastro Rural: inclusão de imóveis via DCR (on-line)”.
O objetivo foi debater a modernização do Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), com a inclusão de imóveis rurais via Declaração de Cadastro Rural eletrônica (DCR-e). Atendendo à demanda da CNA, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) simplificou o cadastramento de imóveis rurais.
A nova funcionalidade do sistema permite a inclusão de dados cadastrais via internet, possibilitando a emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) na modalidade on-line, sem a necessidade do deslocamento do produtor rural até uma unidade do Incra para protocolar a documentação comprobatória.
O encontro foi moderado pelo presidente da Comissão Nacional de Assuntos Fundiários da CNA, Paulo Ricardo Dias, e teve a participação do coordenador-geral de Cadastro Rural do Incra/DF, Celso Menezes de Souza, da técnica do Serviço de Cadastro Rural da Superintendência Regional do Incra/DF, Eritania Brunoro.
Também estiveram presentes o fiscal de Cadastro e Tributação Rural e responsável pelo projeto Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR) no Incra, Josias Alvarenga, e o chefe da Divisão de Organização, Controle e Manutenção de Cadastro Rural do Incra/DF, Jovelino Ramos.
O presidente da Comissão enalteceu a parceria da entidade com o Incra e a importância do tema a ser debatido. “A CNA sempre foi atendida de forma célere, ágil e competente pelo Incra. É fundamental instruir o produtor rural, para que fique familiarizado com essa nova funcionalidade no cadastro e possa usufruir das facilidades que ela oferece”, disse Paulo Ricardo.
Segundo Celso Menezes de Souza, a autarquia vem desenvolvendo ferramentas para diminuir a burocracia de procedimentos dentro do sistema. O coordenador também destacou que a diretriz do órgão é facilitar a vida do produtor rural. No momento, estão estudando a possibilidade da expansão da rede de atendimento para pagamento da taxa de serviços cadastrais, que atualmente só pode ser paga via GRU-Simples (Guia de Recolhimento da União).
“Outra proposta para 2021 será a unificação de cadastros dentro de uma base única do Incra (SNCR+SIGEF+SIPRA), para que o produtor não precise atualizar as mesmas informações em vários sistemas diferentes, o que gera retrabalho. Isso vai trazer ganhos para o proprietário rural e também para o governo, que poderá fazer o cruzamento de dados”, afirmou Celso.
Eritania Brunoro destacou que as melhorias feitas no sistema também foram importantes para atender as demandas e dar continuidade ao serviço em meio à pandemia. A equipe técnica do Incra elaborou, ainda, um manual de orientação para preenchimento da DCR com o objetivo de fornecer as instruções necessárias sobre a inclusão de dados pessoais, do imóvel, além da sua situação jurídica (estrutura) e de uso e exploração da terra (atividade). A CNA elaborou um Comunicado Técnico (CT) do passo a passo para inclusão/alteração dos dados do imóvel rural via DCR eletrônica.
O responsável pelo Projeto CNIR de integração de cadastros, Josias Vieira Alvarenga, ressaltou a importância da ferramenta para a governança fundiária do país, e apresentou o quadro analítico com o número de imóveis rurais vinculados atualmente no sistema.
Conforme o assessor técnico da CNA, José Henrique Pereira, a integração de cadastros fundiários para a formação de cadastro único multifinalitário é importante para unificar as informações literais e gráficas e simplificar o cadastramento de imóveis rurais para o produtor rural.
0 comentário
Ibovespa tem oscilação tímida sem sinais do BC sobre queda da Selic
Aprosoja MT reporta atrasos e dificuldades de plantio da soja em Rondonópolis, Juscimeira e Campo Verde
Chinesa Sinograin vende estoques de soja antes da chegada de carga dos EUA
Trump teve várias interações construtivas com Lula sobre comércio, diz representante comercial dos EUA
3tentos inicia processamento de canola em unidade gaúcha e vê expansão da safra
MAPA e MDA recebem representantes da Fetag e Federarroz em Porto Alegre