Epamig apresenta resultados de ações e tecnologias geradas em 2020
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), manteve as rotinas de pesquisas, geração de tecnologias e atividades essenciais nos campos experimentais inalteradas, mesmo com as limitações impostas pela pandemia de Covid-19, em grande parte do ano de 2020. Até o mês de novembro, 104 tecnologias geradas foram disponibilizadas e repassadas para extensionistas, técnicos, produtores e estudantes. Além disso, mais de 12 mil kg de sementes e mais de 30 mil mudas qualificadas foram transferidas para produtores rurais.
“Com a pandemia tivemos que nos readequar, adaptar projetos, inovar nas formas de trabalho e na relação com o público. Fortalecemos nossos canais digitais e redes sociais e investimos em eventos online. Não foi como planejado, mas conseguimos manter as atividades em dia e cumprir com o compromisso de levar soluções tecnológicas aos produtores mineiros e de todo o Brasil”, avalia a presidente da Epamig, Nilda de Fátima Ferreira Soares.
Produtos com tecnologias desenvolvidas pela Epamig foram destaque em premiações nacionais e internacionais, caso dos cafés, especialmente os do Cerrado Mineiro, e do vinho. Neste ano, além das marcas comerciais, já premiadas em concursos como o Decanter Wine Awards, o vinho Syrah da marca própria conquistou medalha de Ouro no Brazil Wine Challenge, realizado no mês de outubro. Outro destaque na vitivinicultura, foi a qualidade e a sanidade das uvas colhidas na safra de 2020, que aumentaram as expectativas pelos vinhos que devem chegar ao mercado entre o fim de 2021 e meados de 2022.
A tecnologia de dupla poda da videira, que possibilitou a produção de vinhos finos de qualidade no Sudeste brasileiro, tem se expandido para outras regiões. No Centro-Oeste, vitivinicultores de Brasília lançaram em 2020, com o suporte tecnológico da Epamig, os primeiros vinhos de inverno da região. Produtores de Diamantina e do Alto Jequitinhonha também estão interessados na expansão da cadeia da vitivinicultura.
No último mês de novembro, a Associação dos Vitivinicultores e Olivicultores de Diamantina e Alto Jequitinhonha (AVODAJ) assinou, junto à Epamig/Governo de Minas, à Prefeitura Municipal de Diamantina e à Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), um protocolo de intenções que prevê, ainda, estudos para a viabilização da olivicultura na região. Visitas técnicas e eventos online já vêm ocorrendo.
Ensino
As atividades de ensino e transferência de tecnologias precisaram migrar para o ambiente virtual. Os programas de ensino e de aulas dos alunos da Epamig Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT) e da Epamig InstitutoTécnico de Agropecuária e Cooperativismo (ITAC) foram totalmente transpostos para o meio digital. Em paralelo a isso, tiveram sequência os planos para a implantação dos cursos superiores nas instituições e de novas modalidades de Ensino à Distância (EAD).
Transferência e difusão de tecnologias
As atividades de difusão de tecnologias resultaram, até novembro, em 785 eventos e ações técnico-científicas. Destas, mais de 500 foram online, com destaque para a Expocafé, o Congresso Nacional de Laticínios (CNL), o PalmaTech e o Encontro Regional de Agroecologia, todas atividades programadas para o formato presencial e que devem ter modelo híbrido a partir das próximas edições. As publicações técnicas da Epamig também mantiveram a periodicidade, foram seis edições do Informe Agropecuário e 40 cartilhas e livros.
Avanços gerenciais
No primeiro semestre de 2020, a Epamig concluiu o Programa de Desligamento Voluntário (PDV), que teve a adesão de 200 colaboradores. Além disso, a adoção de novas ferramentas, como o Sistema de Gestão Integrada (SGI), tem ajudado no monitoramento e acompanhamento da execução das atividades por unidade, apontando as metas alcançadas e os pontos de atenção. “Ainda que de forma virtual, temos buscado manter o diálogo direto com os nossos colaboradores e a transparência, quanto às ações e aos direcionamentos de nossa administração”, finaliza Nilda Soares.
0 comentário
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli
Receita com exportação do agro do Brasil sobe 6,2% em novembro e é recorde no ano