Propriedade catarinense é referência na produção de caprinos PO
O título de única empresa rural de Santa Catarina a trabalhar com animais puros registrados e melhoramento genético em caprinos da raça Boer (voltada à produção de carne) é da Cabanha Vitória, do município de Irani, no oeste catarinense. Também é referência na produção dos animais no sul do Brasil e reconhecida pela qualidade dos animais comercializados em todo o território nacional. Neste ano, a Cabanha comemora mais uma conquista: a consagração como 5º Melhor Criador do Brasil nessa raça, conferido durante a Expo Boer Brasil 2020, realizada neste mês no Parque de Exposições de Salvador (Bahia).
A Cabanha Vitória trabalha com caprinos da raça Boer desde 2017. Iniciou com animais mestiços e no ano seguinte os proprietários Airton Fabricio e Alberto Fabricio sentiram a necessidade de buscar animais Puros de Origem (PO) para melhorar o rebanho e também qualificar a genética dos caprinos da região sul do País. “Até então, a melhor genética se concentrava nos grandes criadores da raça no norte e nordeste brasileiro. Era grande a dificuldade para comprar reprodutores, por isso decidimos iniciar um projeto de criação de animais PO”, recorda Airton.
“Recentemente tivemos a honra de trazer vários títulos nacionais para Santa Catarina. Isso nos enche de orgulho, pois colocamos o Estado no mapa dos criadores de Boer do Brasil. Todas estas conquistas refletem o trabalho sério e profissional que nós, juntamente com os consultores credenciados ao Sebrae/SC Flávio Cristiano Marques Melo e Rafael Trentim, realizamos ao longo desses anos. Esse suporte tem nos levado a produzir cada vez mais e melhor, contribuindo para o melhoramento genético da raça Boer e dos rebanhos do País”, assinala Alberto.
O programa de melhoramento genético utilizado pela Cabanha Vitória é a técnica de inseminação artificial por laparoscopia com sêmen congelado. O procedimento reprodutivo permite aos empresários rurais utilizar e testar vários cruzamentos em suas matrizes ao empregar sêmen dos principais reprodutores do Brasil. Para 2021, Airton e Alberto têm projetos ainda mais audaciosos para se consolidarem como referência em qualidade e genética. “Trabalharemos com transferências de embriões para reproduzir em escala nossos melhores animais e disponibilizá-los para o mercado. A raça Boer nos encanta ao produzir simplesmente a carne vermelha mais saudável do mundo, ou seja, um produto de altíssima qualidade”, sublinha Airton.
ATUAÇÃO DO SEBRAE/SC
Para contribuir com o desenvolvimento do setor no oeste catarinense o Sebrae/SC disponibilizou o Programa de Consultorias de Inovação e Tecnologia do Sebrae (Sebraetec) e desenvolveu o “Projeto de Caprinocultura”, em Irani. As consultorias com os produtores para adequação dos manejos e orientações para o crescimento da atividade iniciaram em 2018.
A partir de 2019 o foco foi o aperfeiçoamento no sistema produtivo, o planejamento da produção para atender novos mercados e a padronização dos animais vendidos. Ainda entre os temas abordados estiveram: reprodução, melhoramento genético, preparação e conservação do solo, sanidade, sistema de terminação de cabritos, gestão zootécnica, manejo de neonatos e cuidados gerais, planejamento forrageiro e conservação de forragens, além de planejamento estratégico.
Com apoio do Sebrae/SC dez produtores de Irani e de municípios próximos formalizaram uma associação, que realizou a primeira venda coletiva de 42 animais, no fim do mês de novembro de 2019.
0 comentário
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli
Receita com exportação do agro do Brasil sobe 6,2% em novembro e é recorde no ano