Alysson Paolinelli será indicado ao Prêmio Nobel da Paz 2021

Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura, será indicado ao Prêmio Nobel da Paz de 2021. Sua candidatura deverá ser formalizada em janeiro e reflete sua dedicação e responsabilidade sobre uma das maiores revoluções agrícolas da história ao tornar possível a produção de grãos no Cerrado na década de 1970.
Em setembro, Paolinelli foi um dos principais personagens e colaboradores da série especial do Notícias Agrícolas "A Verdade Contra a Fome" em que explicou como este processo se deu, levando o Brasil de importador a um dos maiores exportadores de alimentos do mundo.

"O Brasil é muito consciente. Foi a única região do globo que pegou o que havia de mais degradado em termor de bioma, que é o Cerrado, e desenvolveu a agricultura capaz de desenvolver essa área a transformá-las em áreas produtivas e competitivas. O Brasil pode atender esse chamamento que está havendo (de maior produção de alimentos para o mundo) só pelo que já tem de conhecimento. A recuperação do Cerrado em áreas de pastagens degragadas dá para dobrarmos a área em que trabalhamos hoje. O produtor evoluiu muito na irrigação. Na agricultura tropical, temos uma vantagem, conseguimos produzir até três safras por ano, com a mesma área, o mesmo homem, as mesmas máquinas, em um sistema muito mais evolutivo, e mantendo a fertilidade do solo, sua capacidade competitiva, e ofertando uma garantia de que o Brasil pode, também pela irrigação, resolver o problema do mundo", disse em um dos episódios.
Reveja:
O documento a ser enviado para a Noruega com a trajetória detalhada de Paolinelli já está pronto e quem liderou o movimento da candidatura do ex-ministro (1974-1979) foi Roberto Rodrigues, que também esteve à frente da pasta e hoje coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (FGV Agro).
Dr. Paolinelli é vencedor da edição de 2006 do World Food Prize, premiação dedicada a profissionais que se dedicam à alimentação e garantia da segurança alimentar.
Alysson Paolinelli tem 84 anos, é mineiro de Bambuí, formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras. É um dos fundadores da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), e foi deputado federal pelo estado de Minas Gerais entre 1987 e 1991.
3 comentários
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli
Receita com exportação do agro do Brasil sobe 6,2% em novembro e é recorde no ano
Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR
CARLA, essa é uma das notícias que tem ser divulgada em todos os veículos de comunicação.... Infelizmente, as boas notícias não têm valor para a mídia.... PARABÉNS ! Dr. ALYSSON PAOLINELLI...
Almanakut Brasil Ribeirão Preto - SP
("Alysson Paolinelli será indicado ao Prêmio Nobel da Paz 2021") -- Foi Ministro da Agricultura do Brasil - Período: 15 de março de 1974 até 15 de março de 1979 ... MAS PARA CONSEGUIR ESSAS, E OUTRAS, PROEZAS, O BRASIL TEVE QUE COMBATER AS "LACRAIAS" NO ARAGUAIA.
Elton Szweryda Santos Paulinia - SP
Indicaçao se justifica plenamente, e se o sr Alysson nao tivesse existido? Como seria a alimentacao como hoje a conhecemos? Me lembro como era o MS, MT, GO. Pequenas arvores retorcidas, solo ácido, um deserto verde, as vezes seco, incendios... Vejo hoje, quanta producao de alimentos, progresso, modernidade, desenvolvimento humano e social. Mas dirao os ecobobos que o correto seria continuar deserto verde...