Governo da Índia e agricultores não avançam em negociação de leis de desregulamentação; manifestações seguem
O governo da Índia e agricultores não chegaram a um consenso nesta sexta-feira (15) sobre as novas leis que desregulamentam os mercados agrícolas e que fazem com que greves sigam, com bloqueios de estradas, ferrovias e impactos no abastecimento há quase dois meses.
Membros do governo e líderes sindicais afirmaram para a agência de notícias Reuters que as discussões devem ser retomadas na terça-feira da próxima semana. O setor teme que as novas leis ajudem as grandes corporações e afete as negociações dos pequenos agricultores, já que podem ser feitas sem intermédio do conselho do governo que garante preços justos e compra parte do excendente de produção.
"Temos certeza de que conseguiremos chegar a um acordo por meio de nossas conversas", disse para a Reuters o ministro do Bem-Estar da Agricultura e Agricultores, Narendra Singh Toma.
Agricultores tomam as ruas da Índia em protestos - Fotos: Reprodução/Twitter e Reuters
Enquanto o governo do primeiro-ministro Narendra Modi afirma que as leis devem dar maior liberdade aos agricultores do país nas vendas apenas para mercados atacadistas regulamentados. Do outro lado, o setor produtivo do país afirma que as leis visam apenas o benefício de compradores privados.
Com vários dias de greve e em meio ao frio, alguns agricultores chegaram a falecer durante os acampamentos em protestos. Entidades que representam o setor produtivo planejam uma marcha até a capital Delhi em 26 de janeiro, feriado do Dia da República no país.
A Suprema Corte da Índia suspendeu por tempo indeterminado a validade das leis propostas pelo governo e um painel foi criado para discutir o assunto.
Com informações da Reuters e The New York Times
0 comentário
Leilão de bubalinos consolida preços em alta e atrai novos criadores no Rio Grande do Sul
Exportações de panetone alcançam US$ 20,6 milhões até novembro, afirma Abimapi
Cotada a R$ 6,08/kg, menor preço da safra 2025, ameixa Rubi Mel é o destaque da semana (15 a 19/12) no atacado da CEAGESP
Piscicultura encerra 2025 fortalecida e mira avanços estratégicos em 2026
Altas taxas de juros, crédito restrito e clima irregular postergaram a tomada de decisão para a compras de insumos, diz CropLife
Produção de açúcar do CS recua 33% na 2ª quinzena de novembro, mas ainda avança na safra 25/26