CNA participa da primeira reunião do ano da Câmara Setorial da Erva-Mate
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quarta (20), da primeira reunião do ano da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Erva-Mate do Ministério da Agricultura.
O fórum de discussões abordou temas relevantes para a organização da cadeia produtiva, fortalecimento da produção nacional e competitividade do setor.
A assessora técnica da Comissão Nacional de Empreendedores Familiares Rurais da CNA, Marina Zimmermann, acompanhou a reunião.
"Existe um grande leque de oportunidades relacionado à produção da erva-mate. Com isso, entendemos que a produção atrelada à sustentabilidade é essencial para o desenvolvimento mais eficiente da cadeia produtiva", declarou Marina.
Ela destacou a iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais do Sistema CNA/Senar que oferece alternativas que auxiliam na profissionalização de produtores rurais para agregarem valor a esses produtos.
A pesquisadora da Embrapa Florestas, Rossana Catie Bueno de Godoy, apresentou estudos e uma proposta de inovação sobre a análise sensorial da erva-mate, que podem servir como ferramentas para o desenvolvimento da classificação do produto, a exemplo do que já é realizado para a análise de outras bebidas especiais, como café e vinho.
O colegiado também debateu propostas para o levantamento de dados da cadeia produtiva no Brasil para a elaboração de estratégias para o aprimoramento do planejamento de produção e de mercado.
0 comentário
Entregas de fertilizantes crescem 9,3%, com 35,86 milhões de toneladas entregues
Mesmo diante de ano desafiador, mercado de máquinas agrícolas mantém resiliência
Importação de óleo de palma pela Índia cresce em novembro em meio a preços mais baixos
China sairá da lista de 5 principais destinos de exportação da Alemanha pela 1ª vez desde 2010
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)