Morre Nelson Lauxen, fundador da Vence Tudo

Nelson Lauxen, fundador da Vence Tudo e agricultor, faleceu nesta quinta-feira (04), segundo comunicado oficial. Lauxen havia sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) no final do mês de janeiro e estava internado no Hospital de Clínicas de Passo Fundo (RS).
O agricultor de 79 anos "deixa um legado de empreendedorismo, criatividade, liderança e ética para as comunidades e segmentos em que atuou por muitas décadas”, destaca a empresa, que decretou luto oficial nesta sexta-feira.
O velório será nesta sexta-feira (05), a partir as 8h na Casa Mortuária de Ibirubá (RS) e às 14h na Capela Mortuária de Alfredo Brenner, onde será sepultado.

Empresa decretou luto oficial nesta sexta-feira - Foto: Vence Tudo
História da Vence Tudo
A história da Marca VENCE TUDO está diretamente ligada à história de seu fundador, Sr. Nelson Lauxen, que com o dom de criar e dar forma a peças transformou a realidade da humilde família Lauxen. O trabalho no campo despertava o imaginário de inventor do menino Nelson Lauxen, nascido em Alfredo Brenner, distrito localizado a 10 Km de Ibirubá, no Rio Grande do Sul, filho de Fridolino e Maria Lauxen, que com doze irmãos formavam uma família humilde e que encontravam na agricultura sua subsistência.
Com habilidades para manusear materiais e encaixar peças, Nelson Lauxen desde o tempo de escola já se destacava pela criatividade e iniciativa de criar carretas de lomba e brinquedos da época, que montava juntamente com seus colegas. Com 18 anos depois de ser dispensado do Serviço Militar começou a trabalhar como empregado de uma granja, juntamente com seu irmão Ivo. Com os ganhos eles fizeram economia e, em 1964, com o auxílio financeiro do pai, adquiriram uma carpintaria. Mais tarde Nelson adquiriu a parte de Ivo e continuou seu trabalho, dando assim origem a Empresa VENCE TUDO.
Fundada em 20 de março de 1964, com o intuito de desenvolver produtos que facilitassem a vida do homem do campo, já em 1965, a VENCE TUDO iniciou a produção de plantadeiras puxadas a tração animal. Logo em seguida a primeira plantadeira de tração mecânica, as quais com a troca dos sulcadores por enxadas capinadeiras também eram utilizadas para a capina, dando origem a marca Vence Tudo, com o slogan: “VENCE TUDO: Vence na planta, Vence na Limpeza da lavoura e Vence no rendimento da colheita.”
A evolução dos produtos também exigiu a aquisição de uma ferraria, que logo em seguida necessitou de ampliações, tanto em sua estrutura física como na estrutura de pessoal, aumentando assim a Organização e seu quadro de funcionários. Os filhos iniciaram suas atividades ainda muito jovens na empresa, Sr. Marcos Luís Lauxen em 1977, e o Sr. Marciano Nelson Lauxen no ano de 1988.
Com o aumento das vendas e as dificuldades na logística, em 1994 a Organização transferiu-se para a área Industrial de Ibirubá, às margens da Rodovia RS 223, Km 53, para dar seguimento a sua trajetória de crescimento.
Em abril de 2007 a família do Sr Nelson Lauxen realizou a sucessão empresarial, passando assim para a segunda geração. Para esta nova fase o Sr Marcos Luís Lauxen assumiu a Presidência e Sr Marciano Nelson Lauxen a Vice-Presidência da Vence Tudo, os quais hoje fazem da VENCE TUDO, FORTE ATÉ NO NOME, uma Organização sólida que investe em seus produtos e seus colaboradores, preocupando-se com a qualidade de vida dos clientes externos e internos.
Atualmente a empresa possui uma área total de 500.000 m² sendo que são 50.000 m² de área construída com infraestrutura completa. Preocupada com o meio ambiente possui uma área de preservação de 44.048 m², sendo destes 4.048 m² de reserva florestal particular permanente. Seu quadro de colaboradores constituído por aproximadamente 1100 colaboradores e cerca de 4000 famílias vivem indiretamente dos benefícios da Organização.
A indústria está sempre em busca de inovação e desenvolvimento de produtos adequados à necessidade de cada região onde atuam seus clientes, conta hoje com mais de 20 produtos na linha de plantio, colheita e transporte da produção. Um grande exemplo são os vários prêmios que a Vence Tudo recebeu durante toda sua história, como os 7 Prêmios Gerdau Melhores da Terra: 1996, Semeadora SA; 1998, Classificador de Sementes CA 25; 2000, Plataforma para Colheita de Milho Bocuda; 2009, Troféu Ouro na Categoria Novidade - Semeadora para Agricultura de Precisão Panther Precision, e as duas conquistas em 2013: Troféu Prata na Categoria Novidade com a Semeadora Adubadora Autotransportável Macanuda Fertilizante e o Troféu Ouro na Categoria Destaque, Aprovado pelo Usuário, para a Plataforma para Colheita de Milho Bocuda. Em 2014, o Classificador de Sementes CA 25 recebeu o segundo Melhores da Terra, desta vez na categoria destaque aprovado pelo usuário, confirmando assim a qualidade do produto e os diferenciais da Vence Tudo.
A cada dia a marca da “espiga de trigo Vence Tudo” conquista ainda mais o mercado globalizado, aliando-se aos produtores do Brasil e dos principais países produtores do mundo, exporta para 40 países e permite assim a continuidade e a multiplicação de negócios. O reconhecimento pela sólida atuação no mercado externo aconteceu em 2014, quando a VENCE TUDO recebeu pela primeira vez o troféu de destaque do Prêmio Exportação RS. Essa conquista histórica foi repetida em 2015 e 2019, quando a VENCE TUDO foi a única empresa do segmento de máquinas e implementos agrícolas a receber esse importante reconhecimento durante a 43ª e 47ª edição. Somam-se a estas conquistas a liderança de mercado há 19 anos consecutivos na produção e comercialização de plataformas para colheita de milho. Além disso, já entregou mais de 25 mil implementos no Programa Mais Alimentos e é uma das maiores fabricantes de semeadoras/plantadeiras do Brasil, com máquinas de 02 a 65 linhas de plantio, além de uma ampla linha de implementos que auxiliam o trabalho do homem do campo.
A VENCE TUDO, em 2020 completou seus 56 anos e com toda essa experiência segue firme em sua trajetória de investimentos na satisfação dos produtores, na qualificação de seus funcionários, na tecnologia do processo fabril e acima de tudo no desenvolvimento da região e do Brasil. Tudo isso porque é uma empresa familiar e 100% brasileira.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli