Agricultores da Índia em protesto prometem reunir mais apoiadores fora da capital

Por Danish Siddiqui
BARNALA (Reuters) - Mais de 100 mil agricultores e trabalhadores rurais se reuniram no Estado de Punjab, no norte da Índia, neste domingo em uma demonstração de força contra novas leis agrícolas, onde líderes sindicais pediram a seus apoiadores que se reunissem nas imediações da capital Nova Dhéli no dia 27 de fevereiro.
Dezenas de milhares de fazendeiros indianos já estiveram acampados nos arredores de Dhéli por quase três meses, exigindo a revogação de três leis de uma reforma que eles dizem que irá prejudicá-los e beneficiar grandes corporações.
O governo do primeiro-ministro, Narendra Modi, que introduziu as leis em setembro do ano passado, ofereceu adiar o início das leis, mas se recusou a abandoná-las, argumentando que a legislação ajudará os fazendeiros a conseguirem melhores preços.
Ambos os lados se encontraram por várias rodadas de negociações, mas fracassaram em avançar, e as associações sindicais de fazendeiros prometeram continuar com os protestos até que as leis sejam retiradas.
0 comentário
No acumulado até o terceiro trimestre, agro puxa crescimento da economia com alta de 11,6%
Produção de rações cresce 2% até setembro e Sindirações projeta 90 milhões de toneladas em 2025 (alta de 2,8%)
Murcha avança nos canaviais e já figura entre as maiores causas de queda na produtividade
Com crédito mais difícil, consórcio se torna opção estratégica para o produtor rural
Marrocos é importante fornecedor de fertilizantes para o Brasil e o Notícias Agrícolas foi até lá conhecer essa produção
CMO aprova LDO de 2026 com prazo para execução de 65% das emendas parlamentares