Preço pago pelo quilo do mel em MS tem alta de 36% em relação a 2020
Com aumento de consumo e a valorização do dólar nos últimos 12 meses, os apicultores de Mato Grosso do Sul passaram a receber 36% a mais pelo quilo do mel em janeiro, em relação ao mesmo período do ano passado – animando produtores atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS. Esse é o tema da matéria de #MercadoAgropecuário desta semana.
“Com a pandemia do coronavírus, muitas pessoas passaram a consumir alimentos mais saudáveis. Com essa demanda maior, em conjunto com a alta do dólar, houve uma valorização no quilo do mel pago ao produtor”, explica a supervisora de campo da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em Apicultura do Senar/MS, Gabriela Puhl.
De acordo com levantamento da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), em janeiro de 2021 o quilo do mel estava sendo comercializado pelos produtores rurais do estado por R$ 10,53. Em janeiro de 2020 o valor do quilo estava em R$ 7,71.
“Acompanhando a valorização do produto, o mel comercializado pelos produtores assistidos pelo Senar teve um aumento de 38% na venda em atacado, maior que a média do estado”, detalha.
“Os produtores atendidos pela ATeG ficaram muito satisfeitos com esse cenário, visto que conseguiram comercializar o produto com valor superior comparado ao praticado em 2019, por exemplo. Isso motiva uma expansão da atividade com novos investimentos na propriedade e na produção de mel. As perspectivas para 2021 são positivas. Até este mês de março, os produtores estão em colheita na maior parte do estado e têm demonstrado empolgação com os resultados no campo e na comercialização”, avalia Gabriela.
Em Mato Grosso do Sul a colheita de mel ocorre entre os meses de setembro e março.
Atualmente, a ATeG em Apicultura do Senar/MS atende 191 propriedades de 27 municípios. Somente esses apicultores atendidos pela instituição produziram 33,6 mil quilos de mel no ano de 2020.
Mato Grosso do Sul é o 10º estado no ranking nacional de produção de mel. Conforme o IBGE, em 2019 foram produzidos 973,6 mil quilos no estado, o que representa uma alta de 36% comparado a produção de 2018. Os números da safra do estado e do Brasil em 2020 ainda não foram divulgados.
0 comentário
B3 antecipa adoção voluntária de relatório financeiro de sustentabilidade e clima alinhado ao ISSB
Vendas de café 25/26 do Brasil alcançam 69% da produção, aponta Safras
Milho e boi têm novo dia de baixas na B3 nesta 2ª feira, enquanto prêmios da soja sobem no Brasil neste início de semana
CNA destaca papel estratégico do RenovaBio em homenagem no Senado
SIA fecha 2025 com resiliência no agro e projeta retomada estruturada para 2026
FecoAgro/RS aponta 2025 como um dos anos mais difíceis para a agricultura gaúcha