MT: Sensoriamento remoto dá maior precisão ao levantamento das safras

Publicado em 02/03/2021 15:47

Começa hoje (02) a última etapa do trabalho de sensoriamento remoto das lavouras de soja, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Mato Grosso do Sul. A tarefa acontece em campo com a verificação dos pontos selecionados por imagens de satélite das áreas cultivadas da leguminosa no estado. Com o uso desta tecnologia de estudo e monitoramento das culturas é possível determinar a área total de soja plantada com maior precisão, aprimorando a qualidade dos dados gerados nos levantamentos de safras realizados pela Companhia.

Nesta última fase de trabalho de campo serão  percorridos aproximadamente 2.000 km em 3 municípios sul-mato-grossenses produtores. A visita aos pontos visa  confirmar a presença da lavoura de soja, além de coletar informações como estádio de desenvolvimento, estimar produtividade, entre outras atividades.

Todo percurso é gravado por meio de aplicativo de navegação que adiciona recursos avançados de GPS online e offline. Até o momento, o estudo de campo já percorreu 6.300 km abrangendo 15 municípios do estado.

O trabalho de sensoriamento remoto teve início em novembro do ano passado, com a capacitação de técnicos da Conab, por meio de parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), para mapeamento e estimativa de produtividade objetiva de soja e milho nas regiões produtoras do Brasil.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Conab

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário