Famato participa de reunião com a SEMA para simplificação do CAR

Publicado em 15/03/2021 09:25

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) apresentou à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), durante reunião virtual que aconteceu nesta semana, alguns pontos negativos que causam morosidade nos processos de análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

A gestora do Núcleo Técnico, Lucélia Avi, falou sobre a demora na análise do CAR/PRA, que impacta diretamente na liberação das propriedades embargadas devido à ausência da regularização das áreas de Reserva Legal e APPs dos imóveis rurais, divergência na interpretação de áreas consolidadas e na constatação de hidrovias e nascentes.

Em relação às áreas úmidas, uso restrito e áreas pantaneiras, a Famato pediu uma atenção especial da Sema, tendo em vista que existem casos de áreas úmidas sendo tratadas como áreas de uso restrito. A Federação entende, baseada nas peculiaridades de cada região, que seja necessário criar um shape separado dessas áreas.

Durante a reunião virtual também foram discutidas pendências de regularização, municípios com mais de 50% de áreas protegidas e o que diz o Código Florestal Brasileiro, embargos, Reserva Legal, vetorização de Reserva Legal, CAR com TAC antigo, autorização de desmate, entre outros.

Participaram da reunião a Secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, e técnicos da Sema, a promotora de Justiça Ana Luiza Peterlini, Técnicos da Acrimat, Ampa, Cipem e Aprosoja.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Famato

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Elvio Zanini Sinop - MT

    Como fazer o CAR se na decada de 60/70 a área de reserva permitida na Amazônia era entre 20 e 50%... durante o governo de Fernando H. Cardozo mudaram a lei... agora, veja que situação ficou quem abriu 80% em pequenas áreas??!!.

    4
    • carlo meloni sao paulo - SP

      FAÇA COMPENSAÇAO COMPRANDO AREAS DE MATO DE VALOR REDUZIDO...

      0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      EXISTE O CONCEITO DE AREA CONSOLIDADA QUE PROTEGE ESSAS SITUAÇOES MAS PRECISA PROVAR QUE O DESMATAMENTO FOI FEITO DE ACORDO COM A LEI DA EPOCA

      0