Universidade Esperança, nasce uma startup de educação voltada ao agronegócio

Publicado em 19/03/2021 15:25

Esperança, esse é o nome da Fazenda, e do objetivo de vida do empresário e produtor rural Raphael Houayek. Quinta geração de produtores rurais da sua família, Raphael voltou para a propriedade depois de ter sua vida virada de cabeça para baixo após alguns reveses na sua família. Advogado de formação, servidor público fez uma transição, que na época foi radical, ao sair de Porto Alegre, e mudar-se para Alegrete, no sul do Rio Grande do Sul.

Raphael teve sua trajetória refeita após a perda da sua mãe de um câncer. “Minha vida começou a mudar quando tive algumas perdas importantes na minha família. Meu pai e meu avô paterno faleceram juntos, na mesma semana, de câncer. Pouco tempo depois meu tio, com a mesma doença. E após um tempo minha mãe também faleceu. Embora eu tivesse lutado junto com ela, ninguém está preparado para perder a mãe”, conta o produtor.

Porém, junto com as perdas, veio uma responsabilidade maior ainda: dar andamento no negócio da família, a Fazenda Esperança. E assim foi feito. Raphael pediu exoneração do cargo no Ministério Público e voltou para o interior, pois precisava entender como se administrava uma fazenda, algo que ele nunca havia feito antes. “Negócios familiares são quase todos iguais: os avós ou ainda os pais nunca preparam os filhos ou sucessores para um momento como esse. Lembro que assumi a Esperança acuado, com medo, sem saber se era capaz de liderar pessoas, processos ou ainda a gestão de uma propriedade rural”, avalia.

Raphael conta qual momento foi o “turning point” para a sua carreira. “Em uma noite fria, sozinho e reflexivo na frente do fogo na lareira da Fazenda Esperança, decidi honrar a minha trajetória e seguir o legado que havia sido deixado para mim.Bati no peito com muitas lágrimas rolando dos olhos e disse: vou fazer isso por honra à minha família, pela história do meu avô, e ainda vou transformar essa Fazenda em uma empresa rural que vai deixar um legado. Foi aí que fui atrás de mentores, estudei e estudo. Diariamente”.

O empresário desenhou um plano que passava pela gestão de processos, pessoas, finanças sem deixar o marketing de lado. Buscou modelos de negócios fora do Brasil, e percebeu que esse foi um dos pontos chaves para a transformação da Fazenda Esperança, e sua, pois ele se transformou não só em um profissional do agronegócio capaz de gerir o próprio negócio, mas também para ajudar as pessoas a gerirem os seus projetos. Hoje Raphael é consultor de negócios voltados ao agro!

Universidade Esperança: uma oportunidade para além do currículo

Ensinando pessoas sobre gestão de pessoas, gestão de fazendas, planejamento, marketing, vendas e como cada um deve se ver dentro desse processo de formação profissional, Raphael encontrou o seu propósito: ajudar as pessoas a serem melhores profissionais no agronegócio, fazendo com que a cadeia toda se torne mais forte. Ele lembra ao falar do método de ensino que criou: “eu testei isso com alguns amigos próximos, trocando muito feedback. Depois testei com estagiários que passaram por mim e funcionou. Meu gerente Paulo também acreditou no projeto. Testei com ele o mesmo método e hoje ele é um profissional de sucesso. A Fazenda Esperança cresceu, possuímos um sistema de engorda intensivo e vender animais, embriões, sêmen, para vários Estados do Brasil. Hoje vendo genética com valor agregado como diferncial. Ano passado vendemos metade de uma bezerra de 12 meses, com 450kg, valorizada em R$ 112.000,00. Isso nos da um lucro por kg 1.500% (um mil e quinhentos por cento mesmo!) maior do que antes dessa mudança de comportamento”.

O empresário resolveu usar as redes sociais a seu favor, e assim chega até públicos que não alcançaria. Empresas começaram a contratar palestras e workshops de Houayek. Até que em uma palestra, ele recebeu um feedback, que disse “Raphael, posso te dar um abraço?”, o empresário conta que prontamente respondeu “Claro! Mas por que eu mereço esse abraço?” Sorridente a meninadisse: “Porque, por tua causa, pelo teu conteúdo, eu estudei, fui atrás, usei o material que tu disponibilizaste, fiz meu currículo e hoje se eu tenho um estágio é por tua causa”. Aquele feedback foi um estalo para fazer algo mais. Vou por em prática o método que eu criei em muitas pessoas. “Vou criar um projeto de educação da Fazenda Esperança: a Universidade Esperança”.

Exemplo prático: Paulinho, seu gerente

Raphael conta que quando voltou para a fazenda tinha apenas Paulo, um estagiário, que sonhava em ter uma carteira assinada. “O Paulinho, filho de um trabalhador rural, de um cabanheiro, tinha como meta de vida apenas ter uma carteira assinada. E eu comecei a implantar no Paulinho aquilo que sempre me norteou como profissional e como pessoa, que é posicionamento, diferenciação e desenvolvimento. Eu acho que quando a gente tem isso, a gente consegue ir muito além daquilo que nos dizem e o que o ensino tradicional nos entrega. E eu disse para ele que ele não ia ter apenas uma carteira assinada, ele teria vários clientes! E assim começa essa história”, remontou.

Existem muitas instituições de ensino e que formam excelentes profissionais de agronegócio todos os dias, porém com um mercado cada vez mais exigente, e os recém formados saindo das universidades tradicionais cada vez mais jovens, acontece de muitos nãoconseguirem dimensionar qual a exigência real deste mercado de trabalho.

“Eu vejo jovens que perdem oportunidades por não se preparem. E não estou aqui falando sobrea parte técnica, pois isso eles saem bem preparados. Estou falando sobre habilidades além, ou as ‘softs skills’. Estou falando em saber trabalhar bem em grupo, se adaptar às mudanças, saber trabalhar sob pressão e gerenciar esse estresse sem perder o foco, ouvir atentamente e se comunicar de maneira clara, saber vender e entender de negócio. Para essas exigências eles não foram preparados. E é para isso que surge a Universidade Esperança. Para ir além do currículo lates”, comemora Raphael.

Com o sucesso do desenvolvimento de Paulinho, Raphael percebeu que o método que ele crioutransformou seu então estagiário em um profissional altamente qualificado. “O Paulinho se tornou muito bem posicionado, obstinado pelo conhecimento, perseguidor da diferenciação, que entendeu que poderia conquistar muito mais do que uma carteira assinada como ele sonhava quando chegou na Fazenda Esperança. Hoje ele é gerente de 4 Fazendas no RS, com apenas 26 anos – e ainda é um estudante e Zootecnia”, conta.

Aos poucos amigos e filhos de amigos começaram a procurar Raphael pedindo estágios ou ainda ajuda para escolher cursos, buscar nichos de atuação, direcionamento nas suas carreiras, ou estudos, planos de negócio para formação de empresas ou planos de marketing. Ele conta que era nítido que estavam perdidos.

“Essa força de transformar o Paulinho me levou adiante. Preciso, posso e quero transformar outros jovens. Ficou muito claro para mim que o projeto de educação da esperança, a Universidade Esperança: a escola do NOVO AGRO, se tornou uma missão de vida na qual compartilho conhecimento, experiências, mentorando pessoas, impactando suas vidas e realidades. As transformando em seres humanos mais fortes e melhores”, celebra.

Disponível a um clique: cursos online

Raphael queria levar até o número máximo de jovens a oportunidade e a transformação que fez com Paulinho. Atualmente a Universidade está com mais de dois mil alunos, e o primeiro curso oferecido foi o Segredos da carreira de sucesso no agronegócio. Nos dias 29, 30 e 31 de março, a Universidade vai abrir novos cursos para o setor. Entre os cursos novos estão: Agromarketing, Venda sem vender, Currículo Turbinagroe ainda Segredos da Carreira de Sucesso no Agrongeócio – como se posicionar, se desenvolver e se diferenciar para o mercado de trabalho no agro.

Os cursos têm valores de investimento variados e acessíveis e são para todos os estudantes e profissionais que querem se destacar no agronegócio. Ainda durante os três dias de lançamento que será feito de forma online, serão feitas diversas ativações e atrações. Mais informações podem ser encontradas no site da Fazenda Esperança (www.fazendaesperanca.com.br).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Fazenda Esperança

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário