Prazo de validade da DAP é prorrogado por causa da pandemia
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou a prorrogação, pelo período de seis meses, dos prazos de validade das Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP). De acordo com a Portaria n° 121, a prorrogação vale para declarações com vencimento entre os dias 31 de março de 2021 e 30 de setembro de 2021.
Em Minas Gerais, a Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), é uma das responsáveis por emitir milhares de DAPs, todo ano, para os agricultores familiares.
“A Emater é o principal órgão emissor da DAP em Minas Gerais. Em 2020, foram 52.136 declarações emitidas. E, neste ano, já foram 6.909 documentos providenciados pelos nossos técnicos”, explica o coordenador estadual da Emater-MG Marcos Meokarem.
A medida de prorrogação, anunciada por causa da pandemia, vai evitar a locomoção dos agricultores até os órgãos e entidades emissoras de DAP para a renovação do documento.
DAP
A DAP é um documento necessário para que o agricultor familiar tenha acesso às políticas públicas de incentivo à produção e geração de renda. O documento tem dados pessoais dos donos da terra, dados territoriais e produtivos do imóvel rural e da renda da família. A DAP também é emitida para associações e cooperativas de agricultores familiares.
Somente quem tem a DAP pode acessar linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e ser beneficiado por políticas públicas, como o Garantia Safra, Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Normalmente, a validade do documento é de dois anos. Mas agora, de acordo com a portaria, este prazo foi estendido para auxiliar o pequeno produtor na manutenção e na distribuição de sua produção, seguindo as medidas de segurança necessárias por causa da pandemia da covid-19.
Além dos agricultores familiares, são beneficiários da DAP, pescadores artesanais, aquicultores, silvicultores, extrativistas, quilombolas, indígenas, assentados da reforma agrária e beneficiários do Terra Brasil - Programa Nacional de Crédito Fundiário.
De acordo com o ministério, o Sistema da DAP realizará, de forma automática, a atualização nas datas de validade das declarações. O beneficiário pode consultar a alteração no "Extrato DAP", disponível neste link.
Desde o início da pandemia, é a terceira vez que o governo federal prorroga o prazo de validade da DAP.
0 comentário
B3 antecipa adoção voluntária de relatório financeiro de sustentabilidade e clima alinhado ao ISSB
Vendas de café 25/26 do Brasil alcançam 69% da produção, aponta Safras
Milho e boi têm novo dia de baixas na B3 nesta 2ª feira, enquanto prêmios da soja sobem no Brasil neste início de semana
CNA destaca papel estratégico do RenovaBio em homenagem no Senado
SIA fecha 2025 com resiliência no agro e projeta retomada estruturada para 2026
FecoAgro/RS aponta 2025 como um dos anos mais difíceis para a agricultura gaúcha