MS está entre os estados com maior adoção de sistemas de integração e plantio direto no Brasil
Área ultrapassa 2 milhões de hectares com técnicas de ILPF e 2,3 milhões com uso de plantio direto na palha.
Na semana em que celebramos o Dia Nacional da Conservação de Solos, Mato Grosso do Sul tem muito o que falar sobre sustentabilidade. No ranking brasileiro o estado é líder na integração lavoura, pecuária e floresta e está entre os cinco que mais adotam o manejo sustentável com o plantio direto. Este é o tema da editoria #MercadoAgropecuário desta segunda-feira (12).
De acordo com o último Censo Agropecuário, divulgado em 2017, o estado aparece no topo com a adoção de pelo menos uma das práticas do Sistema Integração Lavoura Pecuária Floresta – ILPF, com 2 milhões de hectares.
Considerando o avanço tecnológico e o potencial produtivo da região, segundo o consultor técnico do Sistema Famasul, Clovis Tolentino, a estimativa é que o número tenha crescido no decorrer dos anos.
“Entre os motivos para a adoção da integração está a maior taxa de infiltração e armazenamento de água no solo, o que contribui para controle de erosão, melhoria nas condições de ambiência animal, redução na emissão de gases de efeito estufa e promoção do sequestro de carbono, além da produção de madeira, reduzindo a pressão por desmatamento”, descreve.
Com o Plantio Direto na Palha (SPD), técnica que consiste em reduzir e/ou zerar o revolvimento da terra na implantação de uma cultura agrícola, a área é de 2,3 milhões de hectares.
A cobertura com palhada funciona como uma camada protetora. O sistema promove a manutenção de água no solo, reduz a erosão e perda de nutrientes, ajuda no controle de doenças, favorece os ciclos biológicos, o que além de conservar e melhorar continuamente o ambiente de cultivo, também alavanca a produtividade.
“Apesar de ter chegado no Brasil na década de 70, pode-se dizer que a ferramenta é relativamente nova, uma tecnologia que contribui para o equilíbrio do sistema produtivo, forte aliada no trato de solos tropicais, principalmente na produção agrícola”, explica o consultor.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli