Presidente Jair Bolsonaro pede reconhecimento pelos serviços ambientais prestados pelo Brasil

Publicado em 22/04/2021 18:15
Em discurso, Bolsonaro afirmou que agricultura brasileira é uma das mais sustentáveis do planeta

O presidente Jair Bolsonaro prometeu em seu discurso na Cúpula de Líderes sobre o Clima nesta quinta-feira (22), eliminar o desmatamento ilegal até o ano de 2030, como havia se comprometido em carta enviada ao presidente americano Joe Biden, além de reduzir em quase 50% as emissões até essa data. Ao relembrar que o país sempre teve voz ativa na construção da agenda ambiental global, Bolsonaro orgulhou-se da conservação de 84% do bioma amazônico.

Para Bolsonaro, “continuamos a colaborar com os esforços mundiais contra a mudança do clima”, o que levou o presidente a pedir o justo reconhecimento pelos serviços ambientais prestados pelo Brasil ao planeta. No campo, o presidente citou uma revolução verde promovida a partir da ciência e inovação: “Produzimos mais, utilizando menos recursos, o que faz da nossa agricultura uma das mais sustentáveis do planeta”, pontuou.

Bolsonaro prometeu, ainda, uma redução de emissões para o ano 2025, de 37%, e de 40% até 2030, corroborando com os compromissos ambiciosos citados anteriormente pelo presidente americano no segundo discurso do dia. “Esse deve ser o esforço que contemple todos os brasileiros, inclusive indígenas e comunidades tradicionais”.

O deputado Sérgio Souza, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), elogiou o discurso do presidente Jair Bolsonaro e ratificou que “o Brasil é um dos países que mais preserva no mundo”. O parlamentar afirmou ainda que “o agro brasileiro produz com responsabilidade, conservando o meio ambiente e garantindo a segurança alimentar.”

Sérgio Souza afirmou ser necessário ter no Brasil uma legislação que puna quem promove o desmatamento e queimadas ilegais. “Nós brasileiros temos a responsabilidade de dar garantia de alimento de qualidade à população mundial e manter um meio ambiente adequado com a preservação das florestas”.

Pagamento por Serviço Ambiental (PSA)

O presidente Jair Bolsonaro foi enfático ao citar a necessidade de pagamento por serviços ambientais prestados pelos biomas existentes no Brasil, ao planeta. “É preciso haver justa remuneração como forma de reconhecer o caráter econômico das atividades de conservação”.

No Brasil, o Projeto de Lei 5028/2019 que deu origem à Lei 14.119/2021, institui a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). A prática recompensa financeiramente quem preserva áreas ou desenvolve iniciativas de preservação ou recuperação ao meio ambiente em sua propriedade.

A recente Lei Ordinária, que ainda aguarda análise, por parte do Congresso Nacional, dos vetos apresentados pelo Governo Federal, estabelece ainda como modalidades de pagamento por serviços ambientais o pagamento direto, monetário ou não; prestação de melhorias sociais a comunidades rurais e urbanas; compensação vinculada a certificado de redução de emissões por desmatamento e degradação; títulos verdes (green Bonds); comodato; e Cota de Reserva Ambiental (CRA).

Áreas de Preservação Permanente e de Reserva Legal também estão contempladas na Lei 14.119/2021 e serão elegíveis para pagamento por serviços ambientais com uso de recursos públicos, conforme regulamento, preferencialmente em bacias hidrográficas consideradas críticas para o abastecimento público de água ou em áreas prioritárias para conservação da diversidade biológica.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
FPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário