Presidente da FPA defende equilíbrio entre agronegócio e preservação ambiental na Cúpula do Clima

Publicado em 23/04/2021 09:45
O evento que começa hoje, organizado pelo presidente norte-americano, Joe Biden, será realizado integralmente em ambiente virtual e vai até esta sexta-feira (23)

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Sérgio Souza (MDB), destacou nesta quinta-feira (22), a importância do equilíbrio entre o agronegócio e preservação ambiental na Cúpula de Líderes sobre o Clima. Segundo o deputado, “não pode haver competição entre produção de alimentos e preservação do meio ambiente”.

“Nós defendemos a produção de alimentos para os brasileiros e para todos aqueles que moram neste planeta. Também somos contra desmatamento ilegal, queimadas ilegais, ocupação de terras públicas e indígenas, tanto que queremos regulamentar e colocar critérios mais rígidos para essas situações”, assegurou.

O evento que começa hoje, organizado pelo presidente norte-americano, Joe Biden, será realizado integralmente em ambiente virtual e vai até esta sexta-feira (23). Além do presidente do Brasil, outros 40 representantes foram convidados.

Sérgio Souza avalia que “há muito folclore” sobre uma responsabilização do produtor rural nas questões de poluição ambiental e acrescenta que “a vocação do Brasil é o agro”, mas que apenas 7% do território nacional é utilizado pela agricultura e 22% são usados na pecuária. “E os outros 70%? São cidades e florestas. Temos 66% do território coberto por floresta nativa. Nenhum país tem isso. O produtor tem que preservar, sim, mas precisamos deixar claro que ele preserva o meio ambiente”.

O encontro também será a oportunidade de os líderes mundiais reformularem seus compromissos feitos no Acordo de Paris, com a expectativa de que sejam traçadas metas mais ambiciosas. O Brasil, por exemplo, acenou recentemente com mudanças em sua política ambiental, como uma carta que enviou a Joe Biden com o compromisso para o fim do desmatamento ilegal na Amazônia até 2030.

O presidente da FPA pede ainda o fim da criminalização do setor agropecuário. “Nós também combatemos o desmatamento ilegal. Não concordamos com isso e, inclusive, somos signatários de leis nesse sentido”, garantiu.

A reunião prepara as discussões para a COP26, a Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), que neste ano acontecerá em novembro, na cidade de Glasgow, na Escócia.

Confira a ordem dos discursos:

Joe Biden (Estados Unidos)
Harris (Estados Unidos)
Blinken (Estados Unidos)
John Kerry (Estados Unidos)
Guterres (ONU)
Bolsonaro (Brasil) – Discursa por volta das 10h
Xi Jiping (China)
Ursula von der Leyen (União Europeia)
Macron (França)
Merkel (Alemanha)
Modi (Índia)
Putin (Rússia)

A partir das 12h45

John Kerry (Estados Unidos)
Charles Michel (Conselho Europeu)
Georgieva (FMI)
David Malpass (Banco Mundial)
Papa Francisco (Vaticano)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
FPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário