HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Cultura do amendoim ganha reforço em MS com publicação do Zoneamento agrícola

Publicado em 10/05/2021 12:40 e atualizado em 10/05/2021 15:21
A cultura do amendoim é excelente alternativa para renovação de pastagem, atuando como restaurador da fertilidade do solo

O Ministério da Agricultura publicou no último dia 5, as portarias com o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) ano-safra 2021/2022 para o cultivo do amendoim. O zoneamento tem o objetivo de reduzir os riscos relacionados aos problemas climáticos e permite ao produtor identificar a melhor época para plantar, levando em conta a região do país, a cultura e os diferentes tipos de solos.

Em Mato Grosso do Sul, considerando a as metas de ampliação da cesta de produtos no Estado, o amendoim surge como uma opção importante, por ter a propriedade de recuperar solos degradas.

Segundo o Superintendente de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar do Estado, Rogério Beretta a cultura, que está em franca expansão e é muito utilizada no Estado de São Paulo para renovação das áreas canavieiras, é excelente alternativa para renovação de pastagem, atuando como restaurador da fertilidade do solo.

“Essa cultura já tem muitas tecnologias e em Mato Grosso do Sul está sendo testada num polo de produtores na regiões de Paranaíba, Bataguassu e Santa Rita do Pardo e ainda, Ivinhema. A Semagro mantem contato com esses produtores e eles tem comentado sobre produtividades muito boas”. Comentou o Superintendente.

Para Beretta, o zoneamento é de fundamental importância, por que estabelece as melhores datas de plantio e variedades de plantio de amendoim, regulamentando a atividade que é nova no Estado e portanto, ainda é considerada de alto risco alto. “O Zoneamento vem trazer segurança para o produtor por que possibilita aquisição de seguros agrícolas para a cultura”. Completou.

Os agricultores que seguem as recomendações do Zarc estão menos sujeitos aos riscos climáticos e ainda poderão ser beneficiados pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e pelo Programa de Subvenção ao prêmio do Seguro Rural (PSR). Muitos agentes financeiros só liberam o crédito rural para cultivos em áreas zoneadas.

Atualmente, a produção de amendoins de Mato Grosso do Sul é toda levada para regiões de Tupã e Jaboticabal, em São Paulo. Existe propostas de investimentos em andamento para instalação de uma unidade de secagem de Amendoim em Paranaíba onde o Governo do Estado participa das discussões.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou o balanço da safra de grãos 20/21 e projetou que a área total do amendoim deve avançar 2,9% no país, com um total de 165,1 mil hectares, plantados, principalmente, em primeira safra. Há também uma perspectiva de incremento na produção e produtividade, de 0,1% e 3%, respectivamente. O país espera colher 574 mil toneladas.

Segundo o Zoneamento o amendoinzeiro se desenvolve melhor, com produtividade mais elevada, em climas quentes. Temperaturas de 30°C ou ligeiramente superiores são as mais benéficas para a germinação, desenvolvimento inicial das plantas e formação do óleo. O cultivo não é indicado para regiões muito úmidas ou com períodos de chuvas muito prolongados, que propiciam o aparecimento de doenças, além de prejudicar a colheita e a qualidade do produto.

Aplicativo Plantio Certo

Produtores rurais e outros agentes do agronegócio podem acessar por meio de tablets e smartphones, de forma mais prática, as informações oficiais do Zarc, facilitando a orientação quanto aos programas de política agrícola do Governo Federal. O aplicativo móvel Zarc Plantio Certo, desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Informática Agropecuária (Campinas/SP), está disponível nas lojas de aplicativos: iOS e Android.

Os resultados do Zarc também podem ser consultados e baixados por meio da plataforma Painel de Indicação de Riscos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Semagro-MS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário