CNA participa do 1º Fórum de Agricultura Brasil-Canadá
A diretora de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Lígia Dutra, disse na terça (25) que o País tem condições de ampliar o comércio de produtos do agro com o Canadá.
Ela foi uma das expositoras do 1º Fórum de Agricultura Brasil-Canadá, promovido pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá (BCCC), que começou no último dia 18 e acontece também nos dias 25 e 26 de maio e 2 de junho.
Lígia falou sobre o tema “Tendências e Oportunidades para o Comércio Brasil-Canadá”. Os produtos agrícolas brasileiros representam 12,5% do total das vendas externas para o país da América do Norte.
As exportações do agro para o mercado canadense totalizaram US$ 530 milhões em 2020. Os principais destaques foram açúcar em bruto, café verde, frango e café solúvel.
Neste contexto, a diretora listou potenciais produtos brasileiros que podem ser exportados para o mercado canadense, como verduras e legumes processados, frutas, espumantes, tilápia e café.
“Temos condições e muitas oportunidades, respeitando sempre a preferência dos consumidores, que é o mais importante”, destacou.
No caso das frutas, por exemplo, a banana é a mais consumida pelos canadenses, mas a população daquele país tem consumido mais frutas tropicais como, melão, lima, abacate e manga (cujo consumo cresceu 6% ao ano nos últimos três anos).
Outro produto produzido pelo Brasil em condições de entrar no Canadá são os espumantes. Hoje, o principal fornecedor deste item para aquele país é a União Europeia, que vendeu 16 milhões dos 17,6 milhões de litros da bebida para os canadenses.
Lígia também reforçou o potencial de crescimento das exportações para o café, consumido por 71% da população do país norte-americano, entre 18 e 79 anos. Segundo ela, o Canadá não impõe tarifas para a importação do produto.
As importações canadenses de café solúvel, por exemplo, totalizam quase 13 mil toneladas, sendo um quarto deste total originário do Brasil.
Por estas e outras vantagens, explicou a diretora, a CNA vem trabalhando intensamente e dando o suporte necessário ao governo nas negociações para um acordo de livre comércio entre Mercosul e Canadá.
Lígia informou, ainda, que o Projeto Agro.BR, uma parceria entre CNA e Apex Brasil para promover a internacionalização de pequenas e médias empresas rurais, tem ajudado produtores a alcançar o consumidor canadense, com exportações de pêssego, mel e própolis, entre outros itens.
O 1º Fórum de Agricultura Brasil-Canadá está dividido em quatro sessões, reunindo representantes do governo e setor privado dos dois países para discutir temas comerciais.
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