CNA participa do 1º Fórum de Agricultura Brasil-Canadá

Publicado em 26/05/2021 09:08

A diretora de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Lígia Dutra, disse na terça (25) que o País tem condições de ampliar o comércio de produtos do agro com o Canadá.

Ela foi uma das expositoras do 1º Fórum de Agricultura Brasil-Canadá, promovido pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá (BCCC), que começou no último dia 18 e acontece também nos dias 25 e 26 de maio e 2 de junho.

Lígia falou sobre o tema “Tendências e Oportunidades para o Comércio Brasil-Canadá”. Os produtos agrícolas brasileiros representam 12,5% do total das vendas externas para o país da América do Norte.

As exportações do agro para o mercado canadense totalizaram US$ 530 milhões em 2020. Os principais destaques foram açúcar em bruto, café verde, frango e café solúvel.

Neste contexto, a diretora listou potenciais produtos brasileiros que podem ser exportados para o mercado canadense, como verduras e legumes processados, frutas, espumantes, tilápia e café.

“Temos condições e muitas oportunidades, respeitando sempre a preferência dos consumidores, que é o mais importante”, destacou.

No caso das frutas, por exemplo, a banana é a mais consumida pelos canadenses, mas a população daquele país tem consumido mais frutas tropicais como, melão, lima, abacate e manga (cujo consumo cresceu 6% ao ano nos últimos três anos).

Outro produto produzido pelo Brasil em condições de entrar no Canadá são os espumantes. Hoje, o principal fornecedor deste item para aquele país é a União Europeia, que vendeu 16 milhões dos 17,6 milhões de litros da bebida para os canadenses.

Lígia também reforçou o potencial de crescimento das exportações para o café, consumido por 71% da população do país norte-americano, entre 18 e 79 anos. Segundo ela, o Canadá não impõe tarifas para a importação do produto.

As importações canadenses de café solúvel, por exemplo, totalizam quase 13 mil toneladas, sendo um quarto deste total originário do Brasil.

Por estas e outras vantagens, explicou a diretora, a CNA vem trabalhando intensamente e dando o suporte necessário ao governo nas negociações para um acordo de livre comércio entre Mercosul e Canadá.

Lígia informou, ainda, que o Projeto Agro.BR, uma parceria entre CNA e Apex Brasil para promover a internacionalização de pequenas e médias empresas rurais, tem ajudado produtores a alcançar o consumidor canadense, com exportações de pêssego, mel e própolis, entre outros itens.

O 1º Fórum de Agricultura Brasil-Canadá está dividido em quatro sessões, reunindo representantes do governo e setor privado dos dois países para discutir temas comerciais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário