João Batista Olivi, 70 anos de um jornalista inquieto

Publicado em 23/06/2021 08:10 e atualizado em 23/06/2021 09:15

LOGO nalogo

Todo jornalista que entra no site Notícias Agrícolas passa por, no mínimo, 3 sabatinas. A primeira delas normalmente é feita por Daniel Olivi, diretor executivo do site. Após isso, uma segunda sabatina é realizada pela dupla de editores-chefe, Aleksander Horta e Carla Mendes. A terceira e última é realizada por João Batista Olivi, fundador e diretor do site Notícias Agrícolas.

joao batista oliviEsses três momentos são o "batismo de fogo" dos jornalistas da redação, mas é na presença de fundador em que normalmente se descobre um pouco mais sobre a história da empresa e um breve resumo da agricultura brasileira. Aqui se inicia também a percepção que os jornalistas da redação vão criando com relação ao universo agro e aos caminhos disponíveis nas editorias, subeditorias e assuntos ainda inexplorados dentro desse setor gigantesco.

Nessa jornada, é possivel perceber como João Batista acaba exercendo sua função de mentor. João Batista é provocador em suas mentorias e instiga os jornalistas a desenvolverem o pensamento crítico. Nascido em Araraquara, interior de São Paulo e formado pela faculdade de jornalismo da Metodista de São Bernardo do Campo, esse modus operandi vem de uma longa vivência no jornalismo.

João Batista iniciou sua carreira no Grande ABC, em um momento em que os movimentos sindicais fervilhavam e em que nasciam os partidos de oposição. Apesar de ainda ser um jornalista em formação, ele já observava esses movimentos com a intriga inerente aos jovens. O pensamento inquieto fez com que ele alçasse novos desafios e assim conhecesse seu próprio mentor: o jornalista José Hamilton Ribeiro.

José Hamilton, à sua maneira, instigou João Batista Olivi a conhecer o Brasil e foi o que ele fez. O Brasil que João Batista conheceu, de 40 anos atrás, era um país bem diferente desse que conhecemos hoje. Era um lugar em que as longas distâncias não eram encurtadas pela internet e em que os abismos sociais causavam a morte silenciosa daqueles que passavam fome.

Foi em uma reportagem para o programa "Fantástico", veiculada pela Rede Globo, que essas mortes silenciosas se fizeram conhecidas através da reportagem "Viúvas da Seca". Nessa reportagem, é contada a história de famílias nordestinas que sofrem com a fome e a seca, uma realidade que ficou em evidência e começou a ser discutida em âmbito nacional.

A proximidade com a fome e a amizade de José Hamilton Ribeiro, que já explorava o jornalismo rural, fez com que João Batista olhasse para o agronegócio como uma solução para o futuro da nação.  A agricultura da época também não era a pujança que vemos atualmente e garimpar notícias do setor era uma tarefa árdua. Dentre as dificuldades a serem superadas estava a relação de custos dos alimentos, já que os produtores rurais não sabiam se suas produções estavam sendo pagas de forma justa.

Iniciava ali uma batalha contra um grande sistema e que teve, como consequência, a criação do site Notícias Agrícolas. O site foi a primeira plataforma do Brasil a dar as cotações diárias dos alimentos, dando assim um norte para as negociações dos produtores rurais.

Em uma história que parece ter saído da cabeça de Esopo, escritor grego que sempre é citado por João Batista, nessa batalha de Davi contra Golias quem ganhou foi a agricultura brasileira. Os produtores, mais bem informados, viraram porta vozes de si mesmos e assim conquistaram seus espaços na economia e na política nacional.

Ao longo de toda essa história, João Batista nunca se deu por satisfeito e nunca se deu por vencido. Sua experiência em grandes jornais e redes de TV fez dele um jornalista inquieto. Na inquietude de seu ser, viu o agronegócio crescer e viu aquele Brasil que produzia viúvas passar a produzir soja, milho, algodão, gado e frutas diversas. Sim, pois é nos rincões nordestinos que nascem as frutas mais gostosas do Brasil. Quiçá do mundo!

Hoje o inquieto faz 70 anos e continua acompanhando o avanço do Brasil diante de sua janela do campo, lá no "Mato Dentro". Com o cacarejar do galo Bolsonaro, o nascer do sol no horizonte e o vapor que sobe de uma caneca quente de café, diariamente lá está o jornalista fechando o roteiro da próxima edição do programa Tempo & Dinheiro.

Que essa data simbolize a história desse homem que nos inspira e nos desafia a trazermos as melhores informações e a entendermos um mínimo que seja do agronegócio do Brasil. E que o "batismo de fogo" proporcionado por João Batista Olivi sirva de norte para que novos jornalistas e produtores rurais continuem esse legado da independência da agricultura nacional.

Esses são os votos da redação do site Notícias Agrícolas.

Viva o Brasil e vamos em frente!

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Ericson Cunha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

5 comentários

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

    No século XVII surgiu o Iluminismo e, após esse tempo, estamos vivenciando um "iluminado".

    Podem me chamar de "puxa-saco"... Mas esse "velhinho é porreta" ... Não é só ele, acredito que pra uma pessoa se destacar. Ela tem que se cercar de pessoas competentes.... & ... Lá no inicio, esse velho matuto, enviava mensagens para o DANIEL OLIVI, consertá-las e, eu era atendido. Veja que o tratamento com o PRODUTOR RURAL SEMPRE FOI O OBJETIVO MAIOR !!!

    Então, após os anos se passaram, os protagonistas são os mandantes!!! ... não tenho inveja nenhuma pois, a humildade é uma das minhas virtudes & QUERO que esse pessoal aumente cada vez mais sua importância ... PARABÉNS À TODOS DO SITE NOTÍCIAS AGRÍCOLAS & QUE O ANIVERSÁRIO DO SEO JOÃO SEJA MAIS UM ÂNIMO AO DIA DE SÃO JOÃO !!!!

    10
  • Guilherme Frederico Lamb Assis - SP

    Feliz aniversario João, Deus te abençoe e te guarde. Sempre conservando seu caráter!

    Agradeço por seu empenho em dar voz aos produtores rurais e ao agro nacional.

    Em sua homenageme seu trabalho jornalistico deixo aqui a celebre frase:

    "Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade"

    5
  • Marcos da Rosa Canarana - MT

    Ola, acompanho o trabalho do Joao Batista desde 2004 trocando ideias e explicando como funciona a atividade Agropecuaria dentro da porteira e as necessidades de melhoras e evoluçao para fora da porteira. Periodo este em que o site Noticias Agricolas se consolidou como importante canal de comunicaçao para nos Produtores e para o Agronegocio. Portanto, presenciei as dificuldades que um Jornalista enfrenta para ser independente e tambem para viabilizar o seu canal de informaçao. Chegar aos 70 anos realizando o sonho da indepencia, embora as dificuldades de viabilidade economica sempre nos acompanharem, é como chegarmos ao final de um ciclo de produçao Agropecuaria com boa produtividade. Sucesso sempre. Vamos seguindo em Frente!

    5
  • GIOVANI PROCK VALERIO BARBACENA - MG

    Bom dia João Batista ! Parabéns e Muito obrigado pela sua gigante contribuição ao Brasil.

    "Vamos em frente e viva o Brasil"!!!

    6
  • Ronaldo de Moura Sobreiro Cascavel - PR

    Parabéns pela inquietude dos seus 70 anos, inquietude essa que também sempre fez parte de meus pensamentos, como o cavalinho Hedge.

    De David de Golias à Davi de João Batista, "vamos em frente"! Sucesso sempre.

    9