Aprosoja MT quer ampliar uso de aeronaves agrícolas no combate às queimadas
Presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), Fernando Cadore, se reuniu na manhã desta quinta-feira (24.06), com o vice-governador do Estado, Otaviano Pivetta, e entidades representativas para viabilizar o uso de aeronaves agrícolas no combate a incêndios florestais.
Em maio deste ano, foi sancionado um Projeto de Lei (PL 1.149) em Primavera do Leste para uso dos aviões agrícolas no município. "Precisamos unir esforços para que o combate a incêndios florestais, com uso de aeronaves agrícolas se torne viável em todo Mato Grosso", diz Cadore.
O vice-governador achou a iniciativa da Aprosoja MT louvável. “Vamos trabalhar juntos, estruturar o projeto para que o plano de combate possa se operacionalizar”, afirmou Pivetta.
Durante a reunião foi criado um comitê técnico para a elaboração do projeto com membros da Aprosoja MT, Vice-Governadoria, Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema MT), Corpo de Bombeiros (CBM MT) e outras entidades do setor produtivo.
Aprosoja MT vem trabalhando esta pauta junto à sociedade. Foi lançado na mídia campanha de prevenção de incêndio em área rural com vídeos educativos e dicas de prevenção. “O produtor rural é o mais interessado em combater às queimadas. Não queremos ver nossa produção sendo devastada pelo fogo”, pontuou Fernando.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli