Armazenagem é pauta de reunião entre Aprosoja e SUDECO
Presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), Fernando Cadore, se reuniu nesta quarta-feira (14.07), em Brasília, com chefe da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-oeste (SUDECO), Nelson Vieira Fraga Filho. A pauta do encontro foi a desburocratização do acesso ao crédito para construção de armazéns e implantação de políticas públicas destinadas a diminuição do déficit da capacidade estática mato-grossense.
Também participaram da reunião pela Aprosoja MT, o diretor Administrativo, Nathan Belusso, coordenador da comissão de Política Agrícola, Tiago Stefanello, diretor Executivo, Wellington Andrade e o consultor Thiago Rocha.
Associação, que atualmente representa mais de 7.400 produtores de soja e milho em Mato Grosso, mostrou ao superintendente a deficiência de armazenagem atual. Presidente Fernando Cadore apresentou os números que atestam que o Estado só pode guardar cerca de 50% do que produz. E dentro deste cenário, somente 30% estão em poder do produtor rural.
"Estamos preocupados com essa questão da armazenagem em Mato Grosso. E durante os três anos da nossa gestão essa pauta será prioridade", enfatizou Cadore.
A partir do encontro, Aprosoja Mato Grosso irá subsidiar a SUDECO com informações técnicas atualizadas, referentes ao tema.
"A demanda é alta e dentro da SUDECO podemos construir juntos uma diretriz de política pública, que vire regra. E a partir daí não importa se o produtor é pequeno, médio ou grande, o crédito precisará estar disponível", pontuou o chefe da SUDECO.
0 comentário
Leilão de bubalinos consolida preços em alta e atrai novos criadores no Rio Grande do Sul
Exportações de panetone alcançam US$ 20,6 milhões até novembro, afirma Abimapi
Cotada a R$ 6,08/kg, menor preço da safra 2025, ameixa Rubi Mel é o destaque da semana (15 a 19/12) no atacado da CEAGESP
Piscicultura encerra 2025 fortalecida e mira avanços estratégicos em 2026
Altas taxas de juros, crédito restrito e clima irregular postergaram a tomada de decisão para a compras de insumos, diz CropLife
Produção de açúcar do CS recua 33% na 2ª quinzena de novembro, mas ainda avança na safra 25/26