BNDES apoia plantio de eucalipto no interior de Minas Gerais

Publicado em 29/07/2021 15:58
BNDES apoia plantio de eucalipto no interior de Minas Gerais

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apoiará projeto florestal para plantio de 1,48 milhão de m³ de madeira de eucalipto – o equivalente a 7,4 milhões de árvores - nos municípios mineiros de Grão Mogol, Josenópolis e Padre Carvalho, no Norte de Minas Gerais. Segundo a empresa responsável pelo projeto, o plantio trará como impacto ambiental positivo a absorção de mais de 1,8 milhão de toneladas de CO2 equivalentes, principal componente dos gases de efeito estufa – valor que equivale ao carbono lançado na atmosfera por mais de 48 mil automóveis. O projeto emprega 130 trabalhadores, do total de 296 empregos diretos gerados na região. Esse impacto socioambiental está em linha com o foco atual do BNDES na frente ASG – ambiental, social e de governança.
 
O financiamento será concedido à Norflor Empreendimento Agrícolas no valor de até R$ 27,4 milhões, o equivalente a 80% do total investido no projeto. O apoio ocorre no âmbito da Linha BNDES Finem. “O projeto da Norflor contribuirá para promover a captura de carbono e consequente redução da disponibilidade de gases causadores do efeito estufa”, destacou o superintendente da Área Industrial, Marcos Rossi. “Adicionalmente, o investimento realizado em municípios de baixa renda e baixo IDHM, onde a empresa possui participação relevante, é crucial para a redução das desigualdades regionais", completou.
 
O projeto será realizado em uma área entre 6.800 e 8.500 hectares, e prevê a comercialização da madeira de eucalipto para daqui a sete anos - tempo necessário para o ciclo do plantio.  O processo de florestamento contempla, as atividades de reforma e rebrota. A primeira consiste no plantio de novas mudas de eucalipto, clones mais adaptados e produtivos, em terras onde já ocorreram colheitas. Já a rebrota se caracteriza pelo manejo de uma nova plantação sobre os troncos das árvores que foram cortadas recentemente. 
 
Reforma e rebrota envolvem limpeza do terreno, adubação, preparo do solo, tratos culturais e combate a pragas. A decisão de se fazer uma ou outra depende de vários fatores locais, como o regime pluviométrico. Mais de 76% do apoio do BNDES ao projeto da Norflor se relaciona a estas duas atividades 
 
Sobre a Norflor - Sediada em Montes Claros, Minas Gerais, tem como principais atividades o desenvolvimento de ativos florestais, comercialização de madeiras, prestação de serviços de gestão florestal e a produção e comercialização de carvão vegetal. A Norflor é parte integrante do Grupo Lorentzen, que atua há mais de 50 anos no Brasil em setores de recursos naturais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
BNDES

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário