AgRural reduz em mais 3 mi t previsão de 2ª safra de milho do centro-sul

Publicado em 02/08/2021 10:02

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - A segunda safra de milho do centro-sul do Brasil foi estimada nesta segunda-feira em 51,6 milhões de toneladas, redução de 3 milhões de toneladas na comparação com a projeção de julho, após geadas e seca impactarem as produtividades, disse a AgRural em boletim.

Se confirmada a previsão, a colheita da segunda safra na região deverá cair 18,9 milhões de toneladas ante a temporada anterior, apontaram os números da AgRural.

A produtividade estimada para o centro-sul, de 66,6 sacas por hectare, é a mais baixa em dez anos, disse a consultoria, em referência à quebra de safra que está aumentando preços, elevando importações e cortando exportações de milho do Brasil.

"A quebra da safrinha de milho 2021 --plantada com grande atraso devido à safra de soja mais tardia-- foi resultado da falta de chuva em grande parte das áreas produtoras em abril e maio e das geadas registradas do final de junho para cá...", disse a AgRural em nota.

A consultoria também afirmou que, além de reduzirem a produtividade, as intempéries também "causaram problemas de qualidade para o cereal".

Combinadas aos números da Conab para o Norte/Nordeste, as estimativas da AgRural para o centro-sul resultam em produção brasileira de 56,2 milhões de toneladas de milho na segunda safra em 2021, contra 59,1 milhões na projeção do início de julho e 75,1 milhões de toneladas na "safrinha" de 2020.

A produção total (primeira, segunda e terceira safras somadas), por sua vez, é estimada agora em 82,2 milhões de toneladas, ante 85,3 milhões em 1º de julho e 102,6 milhões de toneladas na temporada anterior.

A AgRural disse ainda que a colheita da segunda safra chegou na quinta-feira a 49% da área cultivada no centro-sul do Brasil, contra 39% uma semana atrás e 61% no mesmo período do ano passado.

Chuvas esparsas na semana passada em alguns pontos da região limitaram o avanço da colheita em parte das áreas produtoras.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário