Bayer e Senar Goiás firmam parceria para treinamentos itinerantes de boas práticas de pulverização

Publicado em 16/08/2021 14:24 71 exibições
Iniciativa tem o objetivo de atualizar produtores, profissionais técnicos e trabalhadores rurais sobre uso correto e seguro de herbicidas nas lavouras

Com o objetivo de capacitar operadores de pulverização e produtores rurais de Goiás em boas práticas de aplicação de herbicidas, a divisão agrícola da Bayer e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás (Senar-GO) firmaram uma parceria para lançar o Programa "I2X Acerte - Boas Práticas de Aplicação". A iniciativa levará cursos de atualização aos profissionais do setor por instrutores nos treinamentos ofertados pela entidade. Os interessados podem se informar pelo site do Senar-GO .

Os treinamentos do "I2X Acerte - Boas Práticas de Aplicação" serão itinerantes - passarão por pelo menos 15 municípios do estado, entre eles Rio Verde, Jataí, Mineiros, Cristalina, Luziânia, Goianésia, entre outros. Com carga horária de vinte e quatro horas, os conteúdos práticos e teóricos abordarão as boas práticas de aplicação para um manejo adequado de plantas daninhas, com as ferramentas associadas à terceira geração de biotecnologia em soja que a Bayer traz ao mercado para a safra 2021/22.

Antes de irem a campo capacitar os profissionais técnicos e operadores de pulverização, os instrutores e técnicos do Senar-GO participaram de treinamentos de atualização com simuladores e equipamentos que reproduzem as condições de pulverização no campo e facilitam a transferência de conhecimento para participantes do curso. Esses mesmos equipamentos serão usados nas aulas itinerantes oferecidas pela entidade, garantindo assim maior entendimento sobre as práticas.

Os instrutores e técnicos do Senar-GO também poderão contar com ferramentas adicionais de estímulo à aprendizagem para suas turmas, como uma trilha com vídeos para ensino à distância, aplicativo gratuito com metodologia que auxilia na inspeção prática e periódica de pulverizadores e ferramenta que permite treinamentos via WhatsApp.

"Para nós é muito importante oferecer todas as condições para que as equipes de campo estejam altamente qualificadas para a adoção de novas tecnologias e soluções. Isso passa por um amplo programa de capacitação e treinamento. Assim, é fundamental podermos contar com o respaldo e com a expertise de parceiros como o Senar, instituição que é uma referência no Brasil para capacitação e transferência de conhecimento aos profissionais do campo. Novamente, estamos trabalhando em parceria com a cadeia e com o agricultor, levando a informação com transparência para que o produtor possa ter mais eficiência, rentabilidade e sustentabilidade no cultivo", afirma Natália Carvalho, líder de lançamento da plataforma INTACTA 2 XTEND®.

Os cursos irão abordar temas como os desafios do manejo de plantas daninhas no Brasil, tecnologia de aplicação para redução de deriva, 10 passos para o manejo inteligente de herbicidas, inspeção prática e periódica de pulverizadores, uso coreto e seguro de herbicidas.

"Hoje, o Senar Goiás é referência nacional em seus cursos. Sejam presenciais ou à distância. Entre outros destaques, estamos priorizando a agricultura de precisão, já que são cursos muito demandados e têm sempre inovação e tecnologia. Com esta qualificação, espera-se uma melhoria da mão-de-obra, conquistando não só a efetividade na aplicação dos produtos, mas também no manejo dos equipamentos", afirma Dirceu Borges do Senar-GO.

Treinamentos e capacitações, como os oferecidos pelo Programa "I2X Acerte - Boas Práticas de Aplicação", são fruto de parceria com acadêmicos e consultores do Brasil, e integram o lançamento da Plataforma INTACTA 2 XTEND®, que visa impactar 20 mil pessoas, entre produtores, multiplicadores, canais de distribuição, cooperativas e colaboradores, de forma presencial e online ao longo de 2021.

Inscrições e mais informações sobre o Programa estão disponíveis no site do Senar-GO ou diretamente no Sindicato Rural do município.

Fonte:
Bayer

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário