BNDES anuncia suspensão de mais 4 linhas de crédito para a agropecuária
![]()
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou ao Notícias Agrícolas, através da assessoria de imprensa nesta sexta-feira (20), que vai suspender a oferta de crédito para quatro programas de financiamento ao setor agropecuário. A ação se deve à alta demanda por empréstimos neste início de safra 2021/22.
Confira quais serão as operações suspensas:
a) Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica na Produção Agropecuária (Inovagro);
b) Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA), referente a operações destinadas ao financiamento de uma ou mais unidades de armazenagem de grãos que somadas não ultrapassem 6 mil toneladas, com taxa efetiva de juros prefixada de até 5,5% ao ano;
c) Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), para operações de custeio; e
d) Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) Investimento, exclusivamente no tocante às linhas de crédito de investimento com taxa de juros prefixada de até 4,5% ao ano.
Os recursos disponibilizados até o momento no âmbito dos programas se referenciaram nos limites equalizáveis disponibilizados pelo Governo Federal no lançamento do Plano Safra 2021/2022.
https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/financiamento/produto/bndes-credito-rural
A entidade ainda destacou que vai seguir disponibilizando recursos aos produtores rurais e às cooperativas por meio de outras linhas de crédito, como o Programa BNDES Crédito Rural: uma solução própria do BNDES que garante perenidade na oferta de recursos ao setor. Saiba mais em:
Há dez dias, o banco chegou a suspender o protocolo de pedidos de financiamentos do Programa de Desenvolvimento Cooperativo para Agregação de Valor à Produção Agropecuária (Prodecoop) também em função da alta demanda de solicitação de crédito para o início da safra. Outros financiamentos também já haviam sido paralisados pelo banco nos últimos meses.
Confira mais informações no site do BNDES
Já no início deste mês, o BNDES decidiu paralisar o recebimento de propostas do Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA), na qual a suspensão é exclusiva para as operações com taxa de juros prefixada em até 7% ao ano, em razão do nível de comprometimento dos recursos disponíveis.
0 comentário
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli
Receita com exportação do agro do Brasil sobe 6,2% em novembro e é recorde no ano