Clima afetou desempenho da agropecuária no 2º trimestre de 2021, avalia CNA

Publicado em 02/09/2021 13:54

A questão climática afetou o desempenho da agropecuária e impediu melhores resultados do setor no 2º trimestre deste ano, segundo análise da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

A entidade divulgou Comunicado Técnico para avaliar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do período, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O setor registrou queda de 2,8% no 2º trimestre deste ano em relação aos três meses anteriores de 2021.

“O resultado da safra de grãos abaixo da safra anterior impediu melhores desempenhos da agropecuária até o momento. A seca afetou fortemente a produção agrícola e pecuária, limitando maiores avanços no PIB do setor”, disse a CNA.

Na avaliação da entidade, o terceiro trimestre de 2021 deverá contar com a entrada das safras de grãos de inverno, o que deverá trazer bons resultados para a economia. Já a pecuária segue atendendo as demandas domésticas e internacionais, com preços elevados, completa a Confederação.

Contudo, a questão das geadas preocupa para o terceiro trimestre e pode frear o resultado esperado, alerta a CNA.

“As baixas temperaturas que acometeram as regiões Sul e Sudeste nos últimos meses devem prejudicar o desempenho do PIB da agropecuária no próximo trimestre. As pastagens passaram pela seca, e quando houve certa recuperação, geadas acometeram os pastos, prejudicando ainda mais a situação no setor”, ressalta o Comunicado Técnico.

Segundo cálculos da CNA, a participação da agropecuária no PIB nacional foi de 6,9% no segundo trimestre de 2021, desempenho 0,2 p.p. abaixo do trimestre anterior, atribuído às ocorrências climáticas.

A estimativa para 2021, no entanto, é de que o setor agropecuário deverá ganhar participação no PIB do Brasil, podendo atingir até quase 8% do total produzido.

Apesar da queda no 2º trimestre na comparação com o 1º trimestre, a agropecuária apresentou expansão de 1,3% frente ao 2º trimestre de 2020. No acumulado de seis meses, o crescimento é de 3,3% ante o mesmo período do ano passado.

Sobre o resultado do PIB geral, a economia do país cresceu 12,4% nos meses de abril, maio e junho de 2021 na comparação com o mesmo período do ano passado, mostrando que “o país luta fortemente para recuperar a economia. A agropecuária continuou entregando bons resultados, auxiliando no desempenho da economia brasileira”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário