Índice de Poder de Compra de Fertilizantes de Agosto aponta estabilidade com relação ao mês anterior

Publicado em 14/09/2021 11:56

A Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados, divulga mensalmente o Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF), que retrata os preços dos fertilizantes em concordância com o mercado agrícola. Em agosto de 2021, o resultado do IPCF ficou em 1,20, mesmo índice registrado no mês anterior (Julho/2021).

O período não apresentou variações significativas, como aponta a manutenção do IPCF por dois meses consecutivos. Tanto os preços das commodities agrícolas como o mercado de fertilizantes terminaram o período suportados pelo quadro de oferta e demanda doméstico e internacional.

Com relação aos fertilizantes, no contexto internacional, houve demanda aquecida e restrições no que tange à oferta. Já no mercado doméstico, a proximidade da época de plantio, aliada a compras finais da safra e início do pico das entregas, influenciaram o quadro.

As culturas que tiveram aumento nas suas cotações no último mês foram o milho e cana-de-açúcar, principalmente em função da seca e das geadas recentes, que impactaram bastante a produtividade. No entanto, a cultura com maior peso no índice, a soja, mostrou certa estabilidade, sem muitas novidades em agosto.

Importante salientar que a rentabilidade das principais lavouras no Brasil continua positiva, impulsionada pelos preços internacionais das commodities agrícolas e pela taxa de câmbio atual. Neste cenário, há otimismo para a safra 2021/2022, que deverá ser recorde em termos de área plantada e tecnologia aplicada.

Índice de Fertilizantes

Entendendo o IPCF

O IPCF é divulgado mensalmente e consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e de commodities agrícolas. Uma relação menor que 1,0 indica que os fertilizantes estão mais acessíveis do que no mesmo período em 2017, e uma relação maior que 1,00 significa que os adubos estão menos acessíveis em comparação com o mesmo período.

O cálculo do IPCF leva em consideração as principais lavouras brasileiras: soja, milho, açúcar, etanol e algodão.

Metodologia

* A fonte para o cálculo dos preços dos fertilizantes no porto brasileiro é a CRU, empresa de consultoria internacional. Já os preços das commodities são apurados pela média do mercado brasileiro, em dólar, calculados com base nas publicações feitas pela Agência Estado e CEPEA

**O índice de preços de fertilizantes inclui os valores de MAP, SSP, Urea e KCL ponderados pelas participações respectivas de seu uso no país. Já o das commodities inclui soja, milho, açúcar, etanol e algodão, ponderado pelo consumo de fertilizantes.

***O índice é também ponderado pelo câmbio, considerado 70% dos fertilizantes (custo) e 85% das commodities (receita).

****Culturas analisadas: soja, milho, açúcar, etanol (cana-de-açúcar) e algodão.

*****Dados referentes a Ago/2021. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mosaic Fertilizantes

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário