Sebrae lança primeiro edital para selecionar bolsistas para atuar em inovação rural

Publicado em 23/09/2021 09:41 1061 exibições
São 188 vagas, distribuídas em sete estados do país, nas modalidades de graduação e pós-graduação em diversas áreas afins ao desenvolvimento do campo. Interessados deverão se inscrever pela internet até dia 3 de outubro

A partir desta quarta-feira (22), estão abertas as inscrições para seleção de bolsistas de estímulo à inovação para atuar no Projeto Inovação Rural – Bolsas de Extensão Tecnológica do Sebrae. O objetivo da entidade é promover a pesquisa e o desenvolvimento de ações inovadoras, com práticas sustentáveis dentro dos pequenos negócios rurais e atuação em rede para promover a cooperação e a governança dos territórios. As inscrições deverão ser cadastradas, por meio de formulário eletrônico disponível na plataforma WorldLabs, neste endereço eletrônico, entre os dias 22 de setembro e 03 de outubro.

Ao todo, serão 188 vagas distribuídas em cidades de sete estados do país: Rondônia, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Goiás, Santa Catarina e São Paulo. As bolsas têm duração de até 17 meses, com atuação em campo para desenvolver metodologias e melhorias, trazendo soluções e inovações para os pequenos negócios rurais a partir das definições previstas no plano de trabalho apresentado. Podem participar interessados de qualquer estado, contanto que tenham disponibilidade para morar no local de atuação ou ter disponibilidade para residir em localidade próxima pelo período do projeto, com previsão para começar dia 06 de dezembro deste ano.

De acordo com o analista de Competitividade do Sebrae Victor Ferreira, a iniciativa é um projeto piloto que deve ser ampliado no ano que vem para todo o país. Segundo ele, ainda há, no Brasil, uma grande carência de soluções de inovação para os pequenos produtores e a atuação dos bolsistas vai permitir que os pequenos negócios rurais tenham ganhos em produtividade e competividade. “Queremos potencializar as estratégias do Agronegócio com a atuação dos bolsistas em diversas frentes de inovação, como melhoria de processos produtivos, redução de custos, controle gerencial do negócio, marketing e vendas e inserção de novos modelos de negócios”, ressaltou.

Detalhes da seleção
As oportunidades oferecidas dividem-se em duas categorias de bolsistas, sendo uma para candidatos com graduação que vão receber bolsa de R$ 4 mil e outra para os candidatos com pós-graduação que vão receber bolsa no valor de R$ 6 mil. Para os graduados, a exigência é que tenham até 15 anos de formação em engenharia agronômica, engenharia florestal, engenharia de alimentos, engenharia de pesca, medicina veterinária, zootécnica, gestão do agronegócio, tecnólogo em agronegócio, tecnólogo em alimentos ou áreas afins das ciências agrárias ou dos alimentos.

No caso dos pós-graduados, é preciso ter formação nas áreas de ciências agrárias ou afins, com experiência em atividade de orientação a bolsistas por no mínimo seis meses em atividades práticas relacionadas a projetos de pesquisa agropecuárias e/ou desenvolvimento rural no Brasil. O candidato interessado poderá se inscrever para uma única vaga, observando atentamente a modalidade da bolsa e o município de atuação.

Além de apresentar os documentos gerais e declarações exigidas no edital, o candidato será avaliado em três etapas de caráter eliminatório e classificatório. A primeira etapa consiste na avaliação de habilidades e perfil. Ela será realizada online para analisar a performance e comportamento do candidato diante de resoluções de problemas, dentre outras situações. A segunda etapa será para análise curricular e documental para verificação do atendimento ou não dos requisitos divulgados no edital. Por último, a terceira etapa será composta por uma capacitação e avaliação online de conhecimento nas temáticas do empreendedorismo, inovação e agronegócio.

O resultado de cada etapa será divulgado em data marcada, conforme o cronograma do processo seletivo. O resultado final tem previsão de divulgação no dia 19 de novembro.

Tags:
Fonte:
Assessoria de Comunicação

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário