Faesp: reformas também são necessárias para conter inflação

Publicado em 23/09/2021 11:48

Fábio de Salles Meirelles, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), ao comentar o aumento da Selic em mais um ponto percentual na reunião do Copom desta quarta-feira, 22 de setembro, manifestou preocupação com o impacto no setor agrícola. Entretanto, disse entender que a medida é um esforço do Banco Central para conter a inflação.

Porém, somente a elevação dos juros, que trava a retomada, não é suficiente, considerando as circunstâncias da pandemia e crise hidroenergética, dentre outros fatores da presente conjuntura. "Também são fundamentais as reformas tributária e administrativa para o reequilíbrio da economia. Na sua ausência, o governo acaba aumentando mais a Selic para segurar os índices inflacionários", observou o presidente da Faesp.

Meirelles ponderou, contudo, que os juros mais altos têm impacto no financiamento do setor agropecuário, que foi fortemente atingido pelo frio intenso e a falta de chuvas. Muitos produtores têm de recorrer ao mercado financeiro, pois os recursos do Plano Safra, com linhas especiais e taxas menores, não são suficientes para atender todos. Concluindo, ele disse esperar que se realizem as reformas e que a economia brasileira, com o avanço da vacinação contra a Covid-19, tenha um novo impulso no último trimestre de 2021 e no próximo ano.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Faesp

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário