Governo de Goiás entrega mais de 60 novos títulos de regularização fundiária no Nordeste Goiano

Publicado em 24/09/2021 10:51 34 exibições
Por meio da Caravana Regulariza Campo, equipes da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento vão percorrer cinco municípios em três dias para conceder documentos e realizar atendimentos a interessados em legalizar a posse de terras. Desde 2019, quase 43 mil hectares foram regularizados no Estado

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), realizará uma nova edição da Caravana Regulariza Campo na próxima semana. O destino da comitiva será o Nordeste Goiano, onde serão entregues mais de 60 títulos de regularização fundiária. Também serão realizados atendimentos aos interessados em iniciar o processo de legalização da posse de terras. Eles poderão tirar dúvidas sobre pré-requisitos, documentos e todos os procedimentos necessários para obter a propriedade da terra, conforme a Lei Estadual nº 18.826/2015 e o Decreto nº 8.576/2016.

Na terça-feira (28/9), os técnicos da Seapa estarão no município de Nova Roma. Na quarta (29/9), a parada será em São João da D’Aliança. Por fim, na quinta (30/9), as equipes passarão por Teresina de Goiás, Cavalcante e Alto Paraíso. Ao todo, o Governo de Goiás entregará mais de 60 títulos a beneficiários residentes no Nordeste Goiano. Com esta nova leva, serão quase 200 títulos entregues desde 2019, quando os processos voltaram a ter andamento no Estado, correspondendo a uma área total regularizada de aproximadamente 43 mil hectares.

Residente no município de Teresina de Goiás, Ana Maria Cavalcante Costa Osborn é uma das beneficiárias do programa Regulariza Campo. Ela recebeu o título em maio de 2021, após uma espera que durou 14 anos. “É muito ruim não ter o título de posse, porque a gente fica na insegurança: não sabe se pode investir, se a terra ainda vai ser nossa daqui a um tempo... Tenho uma filha e é muito bom saber que ela não vai passar por esse perrengue. Sou muito agradecida ao Governo de Goiás, e também à Prefeitura, por terem olhado para gente e nos amparado nessa luta”, diz ela.

“Alguns desses processos ficaram parados durante anos e tiveram andamento efetivo só a partir de 2019. Esta é uma ação que transforma a vida de famílias que ocupam imóveis há anos – em muitos casos, décadas - e não têm segurança para investir ou simplesmente não conseguem acessar serviços que dependem da comprovação da posse. Quase todos são mini, pequenos e médios produtores. Com a posse legalizada, eles podem tomar crédito, investir na terra e desenvolver uma atividade econômica. Ganha a família, ganha a região e ganha o Estado”, afirma o superintendente de Engenharia Agrícola e Desenvolvimento Social da Seapa, José Ricardo Caixeta Ramos.

SERVIÇO
Caravana Regulariza Campo – Nordeste Goiano

Data e local: 28 de setembro de 2021 (terça-feira), em Nova Roma
Data e local: 29 de setembro de 2021 (quarta-feira), em São João D’Aliança
Data e local: 30 de setembro de 2021 (quinta-feira), em Teresina de Goiás, Cavalcante e Alto Paraíso

Tags:
Fonte:
Seapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário