CRA fará novo debate sobre rede digital para pesquisas agropecuárias nesta quarta-feira

Publicado em 27/09/2021 16:39

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado volta a debater nesta quarta-feira (29), a partir das 8h, o PL 6.417/2019. Esse projeto de lei prevê alterações no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para a Agropecuária (SNPA) para estruturá-lo como rede digital.

O projeto prevê "a estruturação do SNPA em uma rede, articulada por meio de uma plataforma digital", com o objetivo de desenvolver um sistema de informações sobre pesquisa agropecuária. Essa rede digital seria abastecida por universidades públicas ou privadas, instituições públicas e empresas privadas de pesquisa agropecuária, além de organizações de trabalhadores rurais.

Os autores da proposta são os senadores Styvenson Valentim (Podemos-RN), Luis Carlos Heinze (PP-RS) e Soraya Thronicke (PSL-MS).

Foram convidados para o debate, que será realizado em caráter semipresencial, representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Essa será a segunda audiência pública sobre o projeto, em atendimento ao requerimento (REQ 3/2021) do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), que é o relator da matéria. Na primeira audiência, realizada na quinta-feira (23), a CRA recebeu representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações; da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e?Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e?Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Senado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário