HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

CATI/CDRS começa a colheita dos cereais de inverno e prepara as sementes para a safra 2022

Publicado em 28/09/2021 10:01

A chuva de 20mm que ocorreu no dia 15 de setembro em Manduri (SP) atrasou um pouco a colheita na Fazenda Ataliba Leonel, principal Núcleo de Produção de Sementes (NPS) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, vinculado à Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CATI/CDRS), mas foi festejada e muito bem vinda. E no primeiro dia de Primavera (22 de setembro) a colheita dos cereais de inverno finalmente começou e as sementes de nabo forrageiro, girassol, e aveias preta e branca estarão disponíveis para os produtores que se interessarem em promover uma rotação de culturas com ótimos ganhos em conservação do solo e possibilidade de renda extra a partir de março em todas as unidades da CATI/CDRS em todo o Estado de São Paulo. 

É o que garantem os engenheiros agrônomos Gerson Casentini Filho, diretor do Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes (DSMM), e quem comanda todas as operações, do planejamento do plantio até a comercialização das sementes, no âmbito da CATI/CDRS, e também o engenheiro agrônomo Fernando Alves dos Santos, responsável pelo NPS de Ataliba Leonel, a maior área produtora de sementes da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. “Este ano foram cultivados cerca de 550 hectares com os cereais de inverno e, provavelmente, ao final do processo de colheita, que incluem beneficiamento, classificação e comercialização, termos em torno de 320 toneladas de sementes destes cereais disponíveis”, comenta Fernando enquanto observa os campos e a fase de cada cultivo. É que as variadas cores dos lotes, observadas ao longe e do alto, mostram as diferentes fases da colheita, dependendo da época do plantio, por isso a colheita, que continuará sendo realizada nos próximos dias, será escalonada.

Feitas as colheitas, a Fazenda Ataliba Leonel se preparará para os plantios subsequentes, entre eles os milhos variedades AL, entre eles o Paraguaçu, Avaré e Piratininga, orgânico e convencional; soja; feijão e demais culturas que estão sendo planejadas para o próximo ano. A decisão sobre o quê, onde e quanto plantar depende de vários fatores, entre eles a demanda de mercado pelas sementes, as condições de clima e solo, as parcerias com a pesquisa do Instituto Agronômico (IAC) de Campinas, e a escolha dos melhores locais na extensa área da Fazenda Ataliba Leonel que tem 3.400 hectares, a metade deles agricultáveis e o restante mata nativa de onde são coletadas sementes para a obtenção de mudas produzidas e vendidas nos Núcleos de Produção de Mudas da CATI/CDRS. Tais unidades também pertencentes ao DSMM, do qual é diretor Casentini Filho. 

Vantagens dos cereais de inverno 

A grande vantagem dos cereais de inverno, tanto nas áreas do Governo do Estado, como a Fazenda Ataliba Leonel, quanto para os produtores, sejam eles pequenos, médios ou grandes é que cereais como triticale (resultado de cruzamento entre trigo e centeio) e as aveias preta e branca, assim como o nabo forrageiro e o girassol promovem vários benefícios como a maior ciclagem de nutrientes, a descompactação do solo, a redução de pragas e doenças, deixando uma boa palhada para os plantios de inverno. 

“O nabo forrageiro é excelente adubação verde, as raízes do girassol descompactam o solo, a aveia branca tem boa demanda de comercialização para indústria, a aveia preta é excelente no manejo de pastagens sendo usada com ótimas propriedades nutricionais na alimentação animal. Mas, sobretudo, todas estas culturas de inverno fornecem uma adubação residual para a cultura principal, seja ela de milho ou soja”, argumenta Fernando Santos. 

“E ainda têm a vantagem de proporcionar economia na ração e/ou silagem oferecida aos animais no inverno, período de estiagem quando é necessária a suplementação alimentar de bovinos. Essa é uma das vantagens da opção pela aveia preta como cultivo de inverno pelos pecuaristas, pois ela é rica em proteína, conferindo um valor nutricional agregado à conservação do solo”, ensina o médico veterinário Braz Costa de Oliveira Júnior, responsável pelo beneficiamento de sementes na unidade do DSMM localizada em Avaré. 

Casentini completa: “os grãos do girassol variedade Multissol (cultivada neste inverno)  são usados na alimentação animal para pássaros e produção de silagem e, com as vantagens de descompactação do solo devido a ter raízes pivotantes e efeito alelopático, ou seja, suprime a emergência de ervas daninhas; a aveia branca alcança bons preços, sendo ótima para atender a demanda de mercado das indústrias; o triticale, que vem ganhando cada vez mais espaço como substituto do milho na composição da ração animal, inclusive com maior fornecimento de proteína quando comparado a este; e a aveia preta usada na reforma de pastagens e excelente fonte de proteína animal”. 

Mas a maior de todas as vantagens, afirmam de forma unânime os extensionsistas da CATI/CDRS, é o ganho em conservação do solo e manutenção das propriedades que irão garantir as safras futuras. “A maior riqueza que um produtor pode ter é a sua terra e os cereais e outros cultivos de inverno, seja quais forem as opções de uso final ou agregado, garantirão a sustentabilidade da propriedade para esta e as demais gerações, é lucro garantido”, afirma, com eloquência e certeza técnica, Gerson Casentini. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Secretaria de Agricultura de São

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário