Agricultores da China enfrentam mais dores à medida que a crise de energia aumenta os custos dos alimentos

Publicado em 30/09/2021 08:21

Logotipo Reuters

O enorme setor pecuário da China está enfrentando um aumento nos custos de ração, já que as piores interrupções de energia do país em anos forçaram o fechamento de plantas de esmagamento de soja, reduzindo o fornecimento e elevando os preços, disseram analistas e participantes da indústria. O aumento nos custos da ração chega em um momento ruim para os fazendeiros da China, muitos dos quais estão lutando com perdas e margens fracas devido aos preços baixos dos suínos em particular.

Pelo menos metade das plantas de esmagamento de soja no norte e nordeste da China foram fechadas desde a semana passada e permanecerão fechadas pelo menos até depois do feriado do Dia Nacional em 1º de outubro, disseram à Reuters um gerente de planta e um gerente de compra de rações, sob condição de anonimato. eles não estavam autorizados a falar com a mídia.

Os trituradores transformam a soja em farinha de soja, uma proteína crítica na alimentação de porcos, galinhas e peixes.

O volume de soja moído em todo o país neste mês caiu 9,4% em relação a agosto, para 7,68 milhões de toneladas, disse a consultoria MySteel em relatório na quinta-feira.

Os preços da farinha de soja SM-EXFPKT-STD em Tianjin, um importante centro de produção do norte, saltaram 220 yuans (US $ 34) para 3.800 yuans por tonelada na semana passada, embora os preços tenham caído um pouco antes do feriado do Dia Nacional.

Os aumentos nos custos da ração ocorrem em um momento em que os criadores de porcos lutam com os preços baixos dos suínos, sob a pressão do aumento da produção, já que os estoques são reconstruídos depois que a doença mortal da peste suína africana dizimou o enorme rebanho de suínos.

“Neste momento, os suinocultores estão sendo espremidos em cada extremidade. O preço dos suínos é incrivelmente baixo e a demanda fraca, ao mesmo tempo que o preço do farelo de soja e da ração está subindo ”, disse Darin Friedrichs, analista sênior de commodities da Ásia da StoneX.

Os preços da ração já estão 10% acima do ano passado, de acordo com o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais, enquanto os preços do suíno vivo estão em seus níveis mais baixos em mais de dois anos.

Os suinocultores perderam mais de 500 yuans por porco no mês passado, disse o ministério, e as margens caíram ainda mais desde então.

Os geradores de energia foram forçados a limitar o fornecimento aos usuários finais, incluindo trituradores de sementes oleaginosas em grandes áreas da China por causa do fornecimento restrito de carvão e dos preços crescentes.

As restrições à eletricidade afetaram a produção em uma série de setores, levando muitos analistas a rebaixar as perspectivas de crescimento na segunda maior economia do mundo.

Com tantas fábricas fechadas, fabricantes de rações que combinam farelo de soja com milho e outros ingredientes correram para buscar suprimentos, elevando os preços.

Os preços da ração provavelmente subiriam ainda mais, disse Friedrichs, acrescentando que a falta de energia também poderia impactar a secagem da safra de milho que acabou de começar a ser colhida.

As fábricas de ração podem ter limitado espaço para aumentar os preços, no entanto, muitas já enfrentando queda nos volumes de vendas e lutando para serem pagos, disse um gerente de um fabricante de ração para leitões.

“Não queremos matar nossos clientes. Vamos esperar até depois do feriado para decidir ”, disse ele.

Um produtor de ração para peixes na província de Jiangsu, leste da China, disse que sua fábrica foi forçada a suspender as operações na segunda-feira passada e estava perdendo 2 milhões de yuans por dia em vendas em um momento crucial.

“Este é o período chave para a piscicultura - é o último mês para engorda. Se você não alimentar os peixes no próximo mês, eles podem morrer e todo o trabalho feito anteriormente será desperdiçado ”, disse.

Os preços dos peixes já saltaram 50% em relação ao ano anterior por causa da oferta mais baixa e da demanda mais forte.

Alguns agricultores estão tão desesperados que estão alimentando seus peixes com farinha de soja não processada, acrescentou a fabricante de rações de Jiangsu, o que não seria bom para os peixes ou para a água. (US $ 1 = 6,46 yuan renminbi chinês)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário