Conab passa a divulgar as conjunturas mensais para o estado do Mato Grosso do Sul
Agora é possível consultar as Conjunturas de Mercado realizadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) também para o estado do Mato Grosso do Sul. Com isso, até o presente momento, os estudos locais são publicados pelas regionais da Conab em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Minas Gerais. Essa iniciativa contribui para o entendimento da dinâmica produtiva local. A tendência é que as demais regionais também passem a fazê-lo, a partir dos próximos meses.
Por meio destes estudos de conjuntura, a Conab fornece informações e análises de caráter micro e macroeconômico, que contemplam os principais produtos produzidos nos estados, bem como outros produtos amparados pela Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). O objetivo é subsidiar os agentes internos e externos à Conab na tomada de decisões. As conjunturas são quinzenais ou mensais, a depender do produto.
Para realizar as conjunturas regionais, os técnicos das Suregs utilizam os dados de campo, que são coletados e divulgados pela Companhia mensalmente. As conjunturas regionais são publicadas sempre após a divulgação do boletim mensal de safra.
Além dos dados dos boletins nacionais, os técnicos regionais utilizam também os dados coletados junto ao mercado local, que são obtidos a partir das entrevistas realizadas com produtores da região. Eles também acompanham o comportamento local dos preços.
No caso do Mato Grosso do Sul, há uma peculiaridade, que é relativa à cultura da mandioca, uma vez que a cultura não está presente no levantamento de safra mensal produzido pela Conab e são realizados boletins específicos sobre este produto apenas em nível nacional. Por esta razão, os dados da mandioca são coletados pelos técnicos do MS a partir dos trabalhos de coleta de preços para abastecer o Sistema de Informações Agropecuárias e de Abastecimento (Siagro). A regional do MS faz contato com produtores da mandioca de sete municípios e assim utiliza os dados coletados para fazer a análise desta cultura.
Os dados e informações das conjunturas, nacionais e regionais, estão disponíveis no site da Conab para diversos públicos: produtores rurais, cooperativas de produtores rurais, público interno da Companhia, comerciantes, outras instituições públicas que tenham interesses e atribuições relacionadas aos mercados de produtos agrícolas, agentes financeiros e instituições de pesquisa. O acesso é gratuito.
0 comentário
Começou o plantio e a renegociação do endividamento não evolui
Boa Tarde Agro - Farelo despenca quase 4% em Chicago, soja e óleo acompanham perdas; reajusta do Bolsa Família tumultua Brasília
Número de mortos entre tropas dos EUA na guerra contra Irã é maior que o registrado pelo Pentágono, diz Washington Post
Queda de mais de 4% pro farelo, puxa soja e pressão da colheita começa a entrar no preço
“Brasil precisa sair da arquibancada”: Cabrera cobra diplomacia comercial para transformar força do agro em poder global
Terremoto de magnitude 4,8 atinge Região Metropolitana do Chile, diz EMSC