CRA do Senado segue debate sobre ameaça de falta de insumos para o plantio da safra 2021/2022
A ameaça da falta de insumos para o plantio da safra 2021/2022 segue na pauta da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), que promoverá a segunda reunião para debater o assunto, nesta quinta-feira, (28), a partir das 8h.
A audiência pública foi requerida (RQS 12/2021) pelo senador Zequinha Marinho (PSC-PA). De acordo com o parlamentar, nos últimos meses, sugiram informações de sojicultores sobre atrasos na entrega, e até mesmo de cancelamento, de contratos e de pedidos de compra de fertilizantes e defensivos, entre eles do herbicida glifosato, um dos mais utilizados do planeta.
Zequinha Marinho alertou também que o atraso na aplicação destes insumos nas lavouras de soja pode reduzir o período adequado para o cultivo do milho da safra verão, isso levaria a uma alta de preços em produtos como carne, ovos, leite e derivados.
Foram convidados para a audiência semipresencial: o deputado federal, Sérgio Souza, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária; Pedro Paulo Dias Mesquita, Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME); Christian Lohbauer, presidente da CropLife Brasil: Antônio da Justa Feijão, geólogo e Presidente da Fundação Amazônica de Imigrações de Meio Ambiente (Finama); e Cláudio Zancanaro, da Companhia Norte de Navegação e Portos (Cianport).
Como participar
O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e-Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e-Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.
0 comentário
Sai a soja, entra o milho, e, debaixo da palhada, emerge a brachiara. O milagre das 3 safras já acontece no norte do Pará
Programa Caminho Verde Brasil destina R$3 bilhões para a Caatinga
Recuo forte em Chicago nesta 6ª pesa sobre preços da soja no BR, que fecham semana perdendo mais de R$ 1/sc
MAPA abre novos mercados em El Salvador, Filipinas e Trinidad e Tobago para produtos agropecuários
Argila amarela do norte do Pará é terra rara na produção de grãos
França buscará suspensão da taxa de carbono da UE para fertilizantes em meio à guerra