CRA do Senado segue debate sobre ameaça de falta de insumos para o plantio da safra 2021/2022

Publicado em 26/10/2021 09:00

A ameaça da falta de insumos para o plantio da safra 2021/2022 segue na pauta da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), que promoverá a segunda reunião para debater o assunto, nesta quinta-feira, (28), a partir das 8h. 

A audiência pública foi requerida (RQS 12/2021) pelo senador Zequinha Marinho (PSC-PA). De acordo com o parlamentar, nos últimos meses, sugiram informações de sojicultores sobre atrasos na entrega, e até mesmo de cancelamento, de contratos e de pedidos de compra de fertilizantes e defensivos, entre eles do herbicida glifosato, um dos mais utilizados do planeta.

Zequinha Marinho alertou também que o atraso na aplicação destes insumos nas lavouras de soja pode reduzir o período adequado para o cultivo do milho da safra verão, isso levaria a uma alta de preços em produtos como carne, ovos, leite e derivados.  

Foram convidados para a audiência semipresencial: o deputado federal, Sérgio Souza, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária; Pedro Paulo Dias Mesquita, Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME); Christian Lohbauer, presidente da CropLife Brasil: Antônio da Justa Feijão, geólogo e Presidente da Fundação Amazônica de Imigrações de Meio Ambiente (Finama); e Cláudio Zancanaro, da Companhia Norte de Navegação e Portos (Cianport).

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e-Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e-Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Senado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário