China fará proteína para ração animal a partir de monóxido de carbono

Publicado em 01/11/2021 11:14

Logotipo Reuters

Pesquisadores chineses apontam que encontraram uma maneira de produzir uma proteína para ração animal a partir do monóxido de carbono, o que está sendo saudado como um avanço que pode ajudar a reduzir a dependência do país de enormes volumes de soja importada.

A China é de longe o maior comprador mundial de soja, trazendo cerca de 100 milhões de toneladas por ano para se transformar em ração rica em proteínas para seu enorme setor pecuário.

Uma parte desses grãos poderia um dia ser substituída por proteínas feitas sinteticamente, no entanto.

O Instituto de Pesquisa de Alimentos da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas (CAAS) afirma ter trabalhado com a Beijing Shoulang Biological Technology para acelerar um processo de fermentação de gás para criar uma proteína de célula única que poderia ser fornecida aos animais, de acordo com um relatório no domingo. 

A equipe começou a operar uma instalação no norte da província de Hebei para transformar o gás residual da produção de aço em 5.000 toneladas de proteína por ano, de acordo com a mídia estatal People's Daily.

A proteína produzida foi aprovada pelo Ministério da Agricultura para a alimentação de animais, disse o relatório. Nenhum detalhe foi fornecido sobre o custo de produção.

Pelo menos 10 outras start-ups em todo o mundo também estão usando biologia sintética para criar ração animal, usando gases residuais como matéria-prima para bactérias ou outros microorganismos ricos em proteínas.

Entre eles está o Deep Branch da Grã-Bretanha, que visa transformar o dióxido de carbono emitido por uma usina em proteína para peixes e aves.

A Calysta, sediada nos Estados Unidos, fez uma parceria com o grande comerciante agrícola Cargill em uma planta de proteína de célula única de 200.000 toneladas no Tennessee.

Os esforços da China podem ser uma solução para a "excessiva dependência externa de proteína alimentar, uma das maiores deficiências da agricultura chinesa", disse o tablóide apoiado pelo governo, o Global Times.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário