Rússia limita exportações de fertilizantes e agrava crise de oferta dos insumos

Publicado em 03/11/2021 10:59
Fertilizantes Rússia
Fertilizantes sendo transportados em uma planta em Cherepovets, Rússia - Foto: Andrey Rudakov/Bloomberg

Logotipo Notícias Agrícolas

Depois da China, a Rússia também irá limitar suas exportações de fertilizantes. A informação foi confirmada na manhã desta quarta-feira (3) pelo primeiro ministro Mikhail Mishustin e a medida, tomada pelo presidente Vladimir Putin, valerá por, pelo menos, seis meses.

Foram determinadas cotas para as exportações de fertilizantes complexos em 5,35 milhões de toneladas e de nitrogenados em 5,9 milhões. O objetivo da imposição dos limites é mitigar os efeitos das altas para os produtores rurais locais e da crise energética que é, praticamente, generalizada. As cotas começam a valer já em dezembro. 

Assim, a Rússia confirma seguir os passos da China, que já vinha sinalizando sua restrição às exportações dos fertilizantes - também com o objetivo de proteger a produção local - e que veio dificultando as vendas externas nos últimos meses, com mais etapas de fiscalização dos produtos a serem exportados. 

Em todo hemisfério norte os agricultores já mostram que o choque na oferta de insumos tem se tornado uma preocupação cada vez maior e mais grave, diante da alta descontrolada dos fertilizantes mas, principalmente, frente à flata de produto. Ainda segundo a Bloomberg, grupos agrícolas franceses, em outubro, emitiu uma nota afirmando que os preços do nitrogênio triplicaram e que há riscos de escassez de produto. 

Para o Brasil, o impacto deve ser considerável, uma vez que boa parte dos fertilizantes importantes, especialmente o cloreto de potássio, vem da Rússia. De janeiro a setembro, de acordo com dados levantados pela Agrinvest Commodities, foram importadas 2,62 milhões de toneladas de KCl russo, ou seja, 29% do total que chegou aos portos nacionais. 

WhatsApp Image 2021-11-03 at 09.39.23
Gráfico: Agrinvest Commodities

"Além do KCl, o Brasil também possui uma grande dependência no nitrarto de amônio, mais de 98% do volume importado é proveniente do solo russo. Por fim, dentre os nitrogenados, o montante de ureia ultrapassou 1,07 milhão de toneladas, ou ainda 20%", explica o analista de fertilizantes, Jeferson Souza, da Agrinvest Commodities. 

Das 3,6 milhões de toneladas de MAP importadas pelo Brasil, 1,07 milhão tiveram origem russa, ou seja, algo próximo a 30%, ainda segundo a consultoria. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário