Monitoramento Agrícola: Incidência de chuva favorece cultivos de verão

Publicado em 26/11/2021 10:04

Os estados de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, além de outros da região Norte e do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) tiveram grande ocorrência de chuvas nas primeiras semanas de novembro. O volume foi definido pela formação e atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), o que contribuiu para a elevação da umidade no solo, favorecendo a implantação e o desenvolvimento dos cultivos de verão. 

A análise é do último Boletim de Monitoramento Agrícola Cultivos de Inverno (Safra 2020/2021) e Verão (Safra 2021/2022), publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta quinta-feira (25). A publicação traz informações atualizadas sobre as condições agroclimatológicas, o comportamento do índice de vegetação e dados de campo das principais regiões produtoras de grãos do país nessas estações.

Na região Sul, por exemplo,  as chuvas ocorreram em menor volume e beneficiaram a maturação e a colheita dos cultivos de inverno. Já em áreas com menor capacidade de retenção de água no solo, foi observada condição de restrição hídrica para a semeadura e o desenvolvimento de parte das lavouras de milho e soja.

O monitoramento espectral indica normalidade na condição das lavouras e no calendário dos cultivos de inverno, que se encontram de forma majoritária em maturação e colheita. Também aponta equilíbrio para os cultivos de verão que estão com desenvolvimento mais adiantado e em melhores condições em Mato Grosso.

O Boletim é resultado da colaboração entre a Conab, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Grupo de Monitoramento Global da Agricultura (Glam), além de agentes que contribuem com os dados de campo.

Clique aqui para ver mais detalhes sobre a situação das lavouras.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Conab

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário