Paraguai anuncia medidas de socorro à agricultura diante de perdas por seca

Publicado em 05/01/2022 15:16

 

Logotipo Reuters

ASSUNÇÃO (Reuters) – O Paraguai anunciou nesta quarta-feira novas medidas para apoiar o setor agrícola, incluindo linhas de crédito para refinanciar dívidas e cortes de impostos, em meio a uma forte seca que tem afetado a produção do quarto maior exportador de soja do mundo.

O presidente do Paraguai, Mario Abdo, disse que as novas medidas buscam proporcionar “alívio e previsibilidade” ao setor, à medida que a economia do país se recupera da pandemia de Covid-19.

O programa, que visa apoiar 21 mil pequenos agricultores, inclui um corte no imposto de renda corporativo no primeiro trimestre e linhas de crédito de refinanciamento de dívidas através do estatal Banco Nacional de Fomento e outras agências estaduais.

O país esperava colher uma safra de cerca de 10 milhões de toneladas de soja em 2021/22, mas alguns produtores alertaram esta semana –menos de um mês antes do início da colheita– que o número provavelmente cairia devido à falta de chuva.

O Paraguai, que também é um dos dez maiores exportadores de carne bovina do mundo, espera que seu produto interno bruto cresça 3,7% neste ano, após um aumento de 5% registrado em 2021.

Grande parte do crescimento econômico do país é sustentado pelo setor agrícola e pela geração de energia hidrelétrica, que também foi afetada pela seca.

(Reportagem de Daniela Desantis)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário