Conab participa de comitiva para avaliar áreas atingidas pela estiagem no centro-sul do Brasil
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) participou, nesta semana, de viagem liderada pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, pelas áreas do centro-sul do país atingidas pela estiagem. A comitiva contou com a participação do presidente da estatal, Guilherme Ribeiro, do diretor Administrativo, Financeiro e de Fiscalização da Companhia, José Ferreira da Costa Neto, e também de técnicos do Mapa, da Conab, da Embrapa, além de representantes do Banco Central, Banco do Brasil e do Ministério da Economia.
O grupo se reuniu com lideranças de produtores locais, além de prefeitos e parlamentares representantes dos estados atingidos. Desde o fim do ano passado, quando foram identificados os primeiros impactos do período de seca nas regiões, a equipe técnica do Mapa está em campo para avaliar a situação das lavouras. A ministra reforçou que as vistorias da Conab foram antecipadas em uma semana para um levantamento atualizado sobre a intensidade e amplitude do impacto na produção agrícola, dimensionando os níveis de perdas por cultura e região. A ideia é dar mais celeridade ao processo de perícia e liberação das lavouras atingidas.
Nos dias 12 e 13 de janeiro o presidente Guilherme Ribeiro integrou a comitiva durante passagem pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. “É muito importante estar in loco, conversar com os produtores, agricultores e pequenos criadores de animais, para avaliar os riscos e os prejuízos”, afirmou o presidente da Companhia. “Nos comprometemos a avaliar e enviar algumas propostas juntamente com o Banco do Brasil, Banco Central e Secretaria de Política Agrícola do Mapa. É mais uma vez a Conab se mostrando presente e atuante no mundo agro.”
0 comentário
CNA destaca papel estratégico do RenovaBio em homenagem no Senado
SIA fecha 2025 com resiliência no agro e projeta retomada estruturada para 2026
FecoAgro/RS aponta 2025 como um dos anos mais difíceis para a agricultura gaúcha
Queda de 18% no preço da ureia altera estratégia de compra de fertilizantes no Brasil
Entregas de fertilizantes crescem 9,3%, com 35,86 milhões de toneladas entregues
Mesmo diante de ano desafiador, mercado de máquinas agrícolas mantém resiliência