Dia Nacional do Queijo evidencia paixão dos brasileiros pelo produto

Publicado em 20/01/2022 16:17 55 exibições

Quem não gosta de um bom queijo no café da manhã, no lanche da tarde ou em pratos especiais? Gorgonzola, parmesão, colonial, brie, gouda, muçarela, branco, frescal e tantos outros. Com toda a variedade existente e por agradar tantos paladares, a iguaria ganhou um dia especial: 20 de janeiro, quando é celebrado o Dia Nacional do Queijo.

A data reforça características e mostra que não há tempo ruim para a boa mesa, conforme declara a empresária, Helena Machado, apaixonada por queijos. "Uma vez me perguntaram um desejo de presente de aniversário e eu disse que queria uma peça inteira de queijo parmesão", afirma.

Segundo Helena, um dos produtos que não falta na mesa da sua casa é o queijo. "Toda a família consome, em várias ocasiões, como happy hour, risoto, carbonara, entre outras coisas. Tem muita saída. Gostamos de todas as variedades e aproveito as ofertas do Fort Atacadista para adquirir uma grande quantidade do produto", enfatiza a cliente.

Outra opção sugerida pela empresária é combinar queijo com vinho ou espumantes. "Ambos caminham juntos em matéria de paladar. A harmonização equilibra o sabor, por isso, é importante conhecer um pouco sobre os tipos de cada produto", complementa Helena.

BENEFÍCIOS

Incluir queijos na alimentação também traz benefícios à saúde, desde que consumidos com moderação, alertam os nutricionistas. Queijos brancos, como a ricota, minas e o de búfala, possuem baixo teor de gordura e colesterol. Já os amarelos, como o prato, provolone e parmesão, são mais gordurosos.

Com texturas e sabores diferentes, os queijos possuem vitaminas e minerais importantes para a saúde, como o cálcio, o fósforo e o magnésio, além de conter proteínas. O alimento também oferece vitaminas A e B, que surgem a partir da fabricação, quando é retirada parte da água e concentram-se os componentes sólidos do leite. Consumir de uma a duas fatias por dia já é o suficiente para obter os benefícios.

Para casos de intolerância à lactose ou à proteína encontrada no leite, a caseína, também já existem tipos de queijos nos supermercados e atacarejos.

HISTÓRIA

O queijo tem reputação ancestral, seja pela sua qualidade na produção, quanto pela diversidade. Somente na França, estima-se que existam mais de 400 tipos. Mas, no Brasil, o queijo também é cultuado, com destaque para as produções mineiras da Serra da Canastra, da Serra do Salitre e do Cerro, que possuem selo de Indicação de Procedência (I.P). Em setembro do ano passado, os queijos brasileiros conquistaram 57 medalhas, sendo cinco super ouros, o mais alto prêmio, da competição mundial de queijos MondialduFromage et desProduitsLaitiers de Tours, na França. A próxima edição do evento será em Minas Gerais, neste ano.

SOBRE O GRUPO PEREIRA

Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira celebra em 2022 seus 60 anos de história. Com 16 mil funcionários e 800 representantes comerciais autônomos nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal, o Grupo Pereira tem 93 unidades de negócio, sendo 28 lojas do Comper (rede de supermercados), 47 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), sete filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 10 lojas SempreFort (varejo farmacêutico) e um posto de combustível. Completando o ecossistema de soluções para o cliente, também fazem parte dos negócios do Grupo Pereira o braço logístico Perlog e o de serviços financeiros Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 610 mil cartões emitidos, além de seguros e assistência odontológica.

Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva por meio de excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira colabora com a sociedade por meio de diferentes programas socioambientais.

Tags:
Fonte:
Grupo Pereira

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário