Agro e minério de ferro puxam exportação do Brasil para Liga Árabe à máxima de 8 anos
![]()
Por Ana Mano
SÃO PAULO (Reuters) – As exportações do Brasil para a Liga Árabe somaram 14,4 bilhões de dólares no ano passado, de acordo com dados compilados pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira nesta quinta-feira, com um aumento de 26% ante 2020 e máxima desde 2013, impulsionadas por fortes vendas de minério de ferro e alimentos.
No geral, as exportações brasileiras de produtos agrícolas aumentaram 9,5%, para 8,9 bilhões de dólares, uma vez que a demanda por soja e carne de frango ajudou a compensar a queda nas vendas de açúcar e carne bovina para o grupo de 22 países, mostraram os dados.
As exportações de soja aumentaram 97,5%, para 638 milhões de dólares, e as de frango, quase 22%, para 2,4 bilhões de dólares.
As vendas de minério de ferro saltaram cerca de 173% para 3,8 bilhões de dólares em 2021, a exportação mais valiosa para a Liga.
Embora as vendas de carne bovina tenham caído 5%, para 920,6 milhões de dólares, e as exportações de açúcar tenham baixado quase 4%, para 2,75 bilhões de dólares no ano passado, os dados confirmam que nações como Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Bahrein e Egito são os principais parceiros comerciais do Brasil.
A Liga Árabe também comprou 1,04 bilhão de dólares em milho do Brasil, disse a câmara.
A força das vendas brasileiras reflete uma recuperação econômica nos países da Liga Árabe, principalmente os do Golfo, durante a pandemia global, disse Tamer Mansour, secretário-geral da câmara.
O secretário observou que enquanto algumas nações encontraram dificuldades em meio à crise, houve um boom em indústrias como a construção na região.
“Não tenho dúvida que a retomada econômica dos árabes foi muito maior do que nos países desenvolvidos da Europa e da América do Norte”, disse Mansour.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli