Ganhos da Yara no 4º tri ficam abaixo da esperado por custos do gás

Publicado em 08/02/2022 16:23

Logotipo Reuters

OSLO (Reuters) - A norueguesa Yara divulgou nesta terça-feira um aumento menor do que o esperado no lucro do quarto trimestre, com o aumento dos custos de energia compensando os preços mais altos dos produtos da fabricante de fertilizantes

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda), excluindo itens pontuais, subiu para 765 milhões de dólares no trimestre de outubro a dezembro, ante 511 milhões de dólares um ano antes, mas ficou aquém do 1 bilhão de dólares projetado por analistas em uma pesquisa fornecida pelo companhia.

O preço dos fertilizantes saltou no ano passado junto com o do gás natural, um insumo fundamental na produção de nutrientes agrícolas à base de amônia, provocando alertas sobre a inflação global dos preços dos alimentos.

Apesar do salto nos preços spot da ureia, um fertilizante de referência à base de amônia, os preços realizados pela Yara para produtos acabados não corresponderam a esse aumento, disse a empresa.

"Os aumentos acentuados dos preços spot, se sustentados, levam tempo para atingir outros mercados e produtos", disse a Yara.

"Os preços altos e voláteis do gás natural continuam a representar um desafio para a indústria de nitrogênio na Europa, aumentando as preocupações globais de segurança alimentar em uma situação com oferta já apertada dos principais nutrientes", acrescentou.

Entretanto, o conselho da companhia planeja pagar um dividendo anual de 30 coroas norueguesas por ação aos acionistas, acima das 20 coroas do ano anterior e mais do que as 28,50 coroas esperadas pelos analistas.

O forte aumento nos preços do gás europeu fez com que a Yara e outras empresas reduzissem a produção de amônia durante grande parte do quarto trimestre, embora a empresa em meados de dezembro tenha anunciado que havia retomado a maior parte de sua produção, que está atualmente em níveis normais, disse a Yara.

Segundo a companhia, o custo do gás natural deve ser 900 milhões de dólares maior no primeiro trimestre de 2022 do que no ano anterior, enquanto o aumento ano a ano no segundo trimestre deve ser de 700 milhões de dólares.

(Reportagem de Victoria Klesty)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário