Apresentação para a Frente Parlamentar da Agropecuária aborda dados do safra de grãos 2021/22

Publicado em 15/02/2022 16:45

Nesta terça-feira (15) a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) fez uma apresentação sobre o 5º Levantamento da Safra de Grãos 2021/22 durante reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). O evento, realizado na modalidade virtual, contou com a participação do presidente da Companhia, Guilherme Ribeiro, e do diretor de Política Agrícola e Informações da estatal, Sérgio De Zen.

Durante o encontro, o presidente Guilherme Ribeiro destacou a atenção da Companhia em realizar a apresentação para a Frente em razão dos impactos do 5° levantamento. Ele ainda ressaltou a importância do trabalho da estatal. “Nós estamos sempre inserindo novas metodologias no trabalho da Conab, de forma que elas estejam cada vez mais apuradas e voltadas para as necessidades do mercado. Nesse sentido, agradecemos o apoio da FPA e reforçamos a importância do repasse de recursos para perpetuar e melhorar sempre os serviços prestados pela estatal”, ponderou.

Por sua vez, o diretor Sérgio De Zen chamou a atenção para o cuidado da Conab em demonstrar as suas metodologias de pesquisa de safra e como a Companhia tem se estruturado para melhorar cada vez mais nesse aspecto. “É importante informar que a parte de geotecnia foi totalmente remodelada e agora nós temos a área produtiva georeferenciada, dentre outras ações importantes, como o Crop Tour e o sistema de produção (realizado em conjunto com a CNA)”, destacou. 

De acordo com o estudo divulgado pela Companhia no último dia 10, a produção brasileira de grãos na safra 2021/22 está estimada em 268,2 milhões de toneladas.  Caso confirmado, o volume representa um crescimento de 5% quando comparado com a temporada passada, resultando em cerca de 12,79 milhões de toneladas a mais a serem colhidas.

Com 16,8% das lavouras já colhidas, a soja deverá registrar uma produção de 125,47 milhões de toneladas, uma queda de cerca de 9% quando comparada com a safra passada. O plantio da oleaginosa ocorreu dentro da janela ideal na maioria das regiões produtoras, o que gerou expectativas positivas. Porém, a partir de novembro, o cenário mudou devido às condições climáticas adversas ocorridas. De acordo com o diretor da Conab, apesar da quebra na safra de soja, o lado positivo é que a safra de milho deve ficar em torno de 112 milhões de t. “Isso vai compensar um pouco a pressão de aumento de preços da soja”, analisou.

Confira os dados do 5º Levantamento da Safra de Grãos 2021/2022 com informações sobre as principais culturas semeadas em todo o país.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Conab

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário