Brasil tem estoques de fertilizantes para 3 meses, diz Anda, que difere de ministra

Publicado em 03/03/2022 11:58 e atualizado em 04/03/2022 10:42

Logotipo Reuters

RIO DE JANEIRO (Reuters) – O Brasil tem atualmente estoques de fertilizantes para os próximos três meses, em níveis acima da média de anos anteriores, afirmou em nota nesta quinta-feira a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), apesar de dificuldades de suprimento globais diante da guerra na Ucrânia.

A afirmação, “com base em agentes de mercado”, difere de declaração da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que afirmou na véspera que o Brasil teria “estoque passagem que dá pra chegar até outubro, quando começamos a nossa safra de verão”.

A Anda pontuou, no entanto, que restrições que inibem temporariamente o fluxo de navios na região do conflito estão trazendo dificuldades para transportar os insumos, como o registrado nas operações no Mar Negro.

“Nesse sentido, o mercado está buscando soluções para cenários como os que estamos enfrentando”, afirmou.

O país importa cerca de nove milhões de toneladas por ano de insumos para fertilizantes do Leste Europeu, ou seja, ou 25% das compras externas, segundo a associação.

Na nota, a Anda disse ainda que, embora já existam restrições bancárias que causam insegurança e dificuldades para o fluxo de pagamento, as transações estão sendo realizadas entre empresas privadas.

(Por Marta Nogueira, com reportagem adicional de Ana Mano)

Veja a nota na íntegra da Anda:

A Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA) lamenta o conflito entre a Rússia e a Ucrânia e reforça que é prematuro avaliar em profundidade os possíveis impactos ao agronegócio brasileiro. 

A entidade esclarece que o Brasil possui atualmente estoque de fertilizantes para os próximos três meses, de acordo com dados de agentes de mercado. 

Destaca-se que o volume atual encontra-se acima da média dos anos anteriores. Registra-se que o País importa cerca de nove milhões de toneladas por ano de insumos para fertilizantes do Leste Europeu, ou seja, em torno de 25% de tudo o que compramos no exterior. 

A ANDA segue atenta ao fornecimento de cloreto de potássio, pois mais de dois milhões de toneladas já estavam comprometidas com as sanções anteriores à Bielorrússia. E a atenção justifica-se, dado que três milhões de toneladas de cloreto de potássio têm como origem a Rússia.

Outro ponto de atenção destacado pela ANDA refere-se aos fertilizantes nitrogenados, em especial nitrato de amônio, porque importamos volume expressivo da Rússia. Com relação aos fosfatados, a dependência do Leste Europeu é menor, o que atenua os impactos de abastecimento para a safra atual.

Vale ressaltar que, embora já existam restrições bancárias que causam insegurança e dificuldades para o fluxo de pagamento, as transações estão sendo realizadas entre empresas privadas.

Outra questão acompanhada com cautela pela ANDA é a logística marítima, por conta das restrições que inibem temporariamente o fluxo de navios à região do conflito, acarretando dificuldades para transportar os insumos, como registrado nas operações no Mar Negro. Nesse sentido, o mercado está buscando soluções para cenários como os que estamos enfrentando.

No caso específico da Bielorrússia, deve-se registrar que o setor já encontrava restrições, devido às sanções internacionais relativas ao posicionamento de seu governo, contestado pela maioria das ações. Dentre as sanções, a proibição do transporte de produtos bielorrussos, incluindo o potássio, pelo território da Lituânia impossibilita o acesso aos portos marítimos.

A ANDA reafirma acreditar na diplomacia brasileira e segue seu compromisso em buscar atender à demanda nacional, como acontece até o momento, e continua promovendo diálogos sobre o cenário geopolítico com seus associados, setor agrícola, indústria, sociedade civil e o governo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário