Nestlé vai suspender oferta de parte dos produtos na Rússia

Publicado em 23/03/2022 14:25

Logotipo Reuters

Por Richa Naidu

LONDRES (Reuters) - A Nestlé disse nesta quarta-feira que interromperá a venda de vários produtos não essenciais, incluindo barras de chocolate, na Rússia diante de pressão de críticas sobre a atuação da empresa no país em meio à guerra na Ucrânia.

O anúncio é inédito pela fabricante de alimentos, que há décadas mantém operações em zonas de guerra ao redor do mundo.

As marcas que a companhia está suspendendo compõem a "grande maioria do volume e das vendas" na Rússia, que foram de 1,7 bilhão de francos suíços (1,82 bilhão de dólares) em 2021, disse um porta-voz. A produção desses itens também será interrompida.

No fim de semana, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, acusou a Nestlé de não cumprir o slogan "Comida boa, vida boa". Nos dias que antecederam seus comentários, a Nestlé já vinha recebendo críticas online de ativistas, investidores e figuras políticas sobre sua permanência na Rússia.

A empresa disse anteriormente que interrompeu exportações e importações não essenciais na Rússia e também suspendeu toda a publicidade e investimento no país. A companhia também afirmou que não estava obtendo lucro na Rússia.

A Nestlé não foi a única a dizer que continuará fornecendo itens básicos de nutrição e higiene, como leite e fraldas, na Rússia. PepsiCo, Unilever e Procter & Gamble também disseram que manterão oferta de produtos essenciais no país.

"Ao se recusar a interromper as atividades comerciais na Rússia, a Nestlé permite que a guerra de agressão da Rússia na Europa continue", escreveu no Twitter na quinta-feira o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Ivanovych Kuleba, que tem mais de 742 mil seguidores na plataforma.

Em comunicado, a Nestlé afirmou que "apoia o povo da Ucrânia e nossos 5.800 funcionários no país". A empresa afirmou que continuará pagando os trabalhadores na Rússia.

Mais de 400 empresas já se retiraram da Rússia desde o início da guerra, em 24 de fevereiro, deixando para trás ativos avaliados em centenas de bilhões de dólares.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário