Ucrânia estende restrições temporárias para exportações agrícolas por ferrovia

Publicado em 22/04/2022 13:05

Logotipo Reuters

KIEV (Reuters) – A empresa ferroviária estatal da Ucrânia estendeu as restrições temporárias ao transporte de alguns produtos agrícolas pela fronteira com a Polônia, disseram analistas e autoridades nesta sexta-feira.

A Ucrânia, que é um grande produtor agrícola, costumava exportar a maioria de seus produtos por meio de portos marítimos, mas desde a invasão da Rússia em fevereiro foi forçada a exportar por trens através de sua fronteira ocidental.

A consultoria APK-Inform disse que as restrições ao movimento de mercadorias para a Polônia por meio de Izov seriam estendidas até 3 de maio, mas não deu detalhes.

Na semana passada, a ferrovia estatal Ukrzaliznytsia impôs restrições à Romênia através das travessias Dyakovo e Vadul-Siret e à Polônia através de Yahodyn e Izov.

A empresa disse que um acúmulo de vagões nas passagens de fronteira e fechamentos durante o feriado da Páscoa levaram a Ucrânia a restringir temporariamente o fornecimento de mercadorias.

O vice-ministro da Agricultura, Roman Rusakov, confirmou as restrições, acrescentando que elas também foram causadas por um número insuficiente de inspetores poloneses naquele lado da fronteira.

Ele disse que o problema será discutido com a Polônia na próxima semana.

O ministro da Agricultura, Mykola Solskyi, disse no início deste mês que a principal tarefa do ministério era encontrar formas alternativas de exportar grãos. O país ainda tem pelo menos 13 milhões de toneladas de grãos disponíveis para exportação.

O ministro disse este mês que a Ucrânia precisa liberar seus silos para uma nova colheita em julho, que pode totalizar até 40 milhões de toneladas, segundo a APK-Inform.

(Por Pavel Polityuk)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário