Índice de Poder de Compra de Fertilizantes de abril piora em consequência de incertezas de abastecimento

Publicado em 16/05/2022 09:38

O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) de abril fechou em 1,87, representando um aumento em relação a março (1,56). O preço médio dos adubos subiu durante o período, puxado principalmente pelos riscos à matriz de abastecimento, atrelados ao conflito entre Rússia e Ucrânia, sanções à Bielorrússia e restrições de fornecimento de fertilizante chinês; um cenário sem precedente na história.

O IPCF consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e de commodities agrícolas. Em abril, o término da colheita da soja no Brasil e a expectativa de aumento da área plantada nos Estados Unidos provocou queda no indicador de commoditie. No período, o índice também foi impactado pelo estímulo ao aumento do consumo do etanol de cana-de-açúcar nos Estados Unidos, consequência da decisão de aumentar o teor de etanol na gasolina durante o verão para reduzir o preço final ao consumidor. O algodão também merece destaque devido ao ritmo desacelerado do plantio nas lavouras norte-americanas.

O ambiente geopolítico segue em um cenário de incertezas, com diversos potenciais não confirmados, causando preocupação em toda a cadeia – não só nos preços dos fertilizantes, mas também nas matérias-primas que compõem os mesmos. Outro ponto de atenção para o período refere-se à China, maior consumidor de grãos, que tem imposto à sua população lockdowns por conta de nova onda local de contaminações pelo Covid-19, o que desacelera a demanda doméstica e, consequentemente, pode influenciar o mercado brasileiro.

O índice é divulgado mensalmente pela Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados. O índice consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e de commodities agrícolas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mosaic Fertilizantes

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário