Agro Jovem Podcast #43 - O que eu ganho com o Cooperativismo no Agronegócio? Com Sirlei Benetti
A economia colaborativa tem mostrado como uma comunidade pode ser desenvolvida quando une sua força e produção.
Na agricultura, podemos ver isso acontecendo em cada uma das 1597 cooperativas deste grande Brasil. Tal formato de sociedade tem se aprimorado muito nos últimos anos, proporcionando garantia de fornecimento de insumos, compra da produção e melhor assistência técnica ao produtor.
Outra alternativa interessante, é a diversificação de atividades rurais, onde a cooperativa entra com parte dos insumos e assistência técnica, oferecendo a produtores alternativa de renda.
Claro, que para fazer dar certo a gestão financeira é um pilar que os produtores devem se basear para fazer dar certo para ambos os lados, de preferencia com uma metodologia padronizada.
As cooperativas agropecuárias colaboram com importante fatia da economia brasileira, sendo responsáveis por injetarem R$ 200 Bilhões por ano no país e havendo exportado quase US$ 10 Bilhões em 2018. Resultados que provém do árduo empenho dos mais de 180.000 cooperados no Brasil, que juntos são responsáveis por quase 50% do PIB agrícola do país.
E para falar melhor sobre o cooperativismo, conversamos com Sirlei Benetti, que é filha e neta de Produtores Ruais no oeste do Paraná, atua diretamente com o jornalismo no meio rural, e mais recentemente iniciou o Portal souagro.net onde traz noticias e informações para o setor agropecuário.
0 comentário
No acumulado até o terceiro trimestre, agro puxa crescimento da economia com alta de 11,6%
Produção de rações cresce 2% até setembro e Sindirações projeta 90 milhões de toneladas em 2025 (alta de 2,8%)
Murcha avança nos canaviais e já figura entre as maiores causas de queda na produtividade
Com crédito mais difícil, consórcio se torna opção estratégica para o produtor rural
Marrocos é importante fornecedor de fertilizantes para o Brasil e o Notícias Agrícolas foi até lá conhecer essa produção
CMO aprova LDO de 2026 com prazo para execução de 65% das emendas parlamentares