Bunge e UPL lançam Orígeo para focar na agricultura do Norte e Nordeste

Publicado em 30/06/2022 08:56 e atualizado em 30/06/2022 17:56

Logotipo Reuters

Por Roberto Samora

SÃO PAULO (Reuters) - A norte-americana Bunge e a indiana UPL anunciaram nesta quinta-feira um acordo para criar a Orígeo, empresa que combinará a experiência da trading e processadora de grãos da primeira com o portfólio de insumos e serviços agrícolas da segunda.

A Orígeo fornecerá soluções de ponta a ponta para agricultores da macrorregião MAPITOBAPA --nome formado pelas siglas dos Estados do Maranhão, Piauí, Tocantins, Bahia e Pará-- e terá foco em cerca de 400 grandes produtores que atuam em 4 milhões de hectares, ou o equivalente a quase 10% da área de soja do Brasil.

O Norte e Nordeste, embora não sejam as principais regiões produtoras de grãos do Brasil, são as que têm registrado os maiores crescimentos de área, de cerca de 10% na última safra de soja, com o Maranhão avançando 18,6% e o Pará 13,3%, segundo números oficiais.

"É uma região de potencial enorme, região que tem mais de 13 milhões de hectares das culturas que a gente tem foco, produzindo mais de 22 milhões de toneladas... muito importante, de grandes produtores...", disse o CEO da UPL Brasil, Rogério Castro, em entrevista à Reuters.

Mas ele ressaltou que a ideia é focar nos 400 produtores, "uma lista bem definida" para que a Orígeo possa desenvolver um plano de negócios com esses agricultores, que já trabalhavam diretamente com a Bunge, UPL ou com as duas empresas, que terão participação igualitária na nova companhia.

A Orígeo reforçará a atuação da Bunge em uma região na qual ela já tem a liderança na originação e processamento de soja, com duas fábricas, uma na Bahia e outra no Piauí, assim como a UPL, que está entre as maiores na venda de insumos como fertilizantes foliares, de biosolução, e agroquímicos.

Com a Orígeo, Bunge e UPL poderão atuar desde pré-plantio até comercialização e escoamento das safras.

"O escritório de Orígeo é dentro da fazenda, o time vai mapear oportunidades, ver qual é a melhor semente, o químico, o melhor fertilizante", acrescentou o vice-presidente de Agronegócio da Bunge na América do Sul, Rossano de Angelis Junior, na entrevista.

Além de oferecer soluções de insumos, logística, financiamento e originação, as metas da Orígeo passam também por "visão futura de agricultura", com preocupação grande em relação à sustentabilidade ambiental do negócio, um desafio adicional para terras em novas fronteiras agrícolas do Norte e Nordeste, de forte crescimento de plantio.

"Vemos muita sinergia em criar esta plataforma, inclusive para sustentabilidade, não só com produtos que levem esta sustentabilidade, por exemplo, produtos de biosolução, que ajudam o produtor a fazer uma agricultura de baixo carbono, mas também no estabelecimento de metodologias que possam ajudar o produtor a sequestrar carbono no solo, gerar créditos, vai ser uma jornada grande", disse Castro.

Angelis Junior, da Bunge, disse que a nova empresa terá as mesmas metas de sustentabilidade ambiental, que no caso da multinacional norte-americana incluem desmatamento zero em 100% da originação de grãos a partir de 2025.

O negócio está sujeito ao cumprimento de condições precedentes costumeiras a este tipo de transação, incluindo sua aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário